RESUMO
A LÍNGUA PORTUGUESA É DIRECIONADA PARA OS SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSE FATO, A FORMA DE ENSINO PARA ESSES SUJEITOS DEVE TER ESTRATÉGIAS COM METODOLOGIAS QUE VENHAM A CONTRIBUIR COM AS SINGULARIDADES DESSES ALUNOS. NESSE CASO, AO MINISTRAR AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ALUNOS SURDOS, O PROFESSOR PRECISA DOMINAR LIBRAS (PRIMEIRA LÍNGUA DO ALUNO SURDO). DESSA FORMA, ESSE PROFESSOR ESTARÁ CONTEMPLANDO AS SINGULARIDADES DESSE SUJEITO, FACILITANDO ASSIM COM O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E A ESCRITA DOS MESMOS. ESSE TRABALHO VEM NOS MOSTRAR COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DOS SURDOS DO FUNDAMENTA II DA E. M. E. F. JOSÉ MARIZ DE CONDE-PB; OS PROBLEMAS DO DIA A DIA, FRENTE AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. TEREMOS COMO BASE TEÓRICA A LEI 14.191, 03 DE AGOSTO DE 2021, A PARTIR DESSA LEI PODEMOS REFLETIR COMO ACONTECE O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS E, EM CONTRAPARTIDA COMO ESSA LEI VEM NOS NORTEAR PARA UM ENSINO DE FATO. ASSIM, IREMOS CONTRIBUIR COM METODOLOGIAS QUE APLICAMOS DURANTE AS AULAS, MAS QUE PODERÁ SER MODIFICADA A PARTIR DESSA NOVA LEI.