NO CONTEXTO EDUCACIONAL, A AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA (VERGARA-NUNES, 2016), CONFIGURA-SE COMO FERRAMENTA ASSISTIVA QUE AUXILIA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, TANTO OS COM CEGUEIRA QUANTO OS COM BAIXA VISÃO, NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO DO LIVRO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE CONTEÚDOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. TRATA-SE DE UM TRABALHO REALIZADO EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TURMA DE CICLO BÁSICO I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO, A PROFESSORA DA SALA DE AULA, UMA ALUNA COM CEGUEIRA E UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, COM FORMAÇÃO EM AUDIODESCRIÇÃO, A QUAL ORIENTOU TODO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ACESSIBILIDADE, OU SEJA, DA AUDIODESCRIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS E DAS IMAGENS UTILIZADAS NAS ATIVIDADES E DINÂMICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. O TRABALHO APOIA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO DE SKOVSMOSE (2007), VERGARA-NUNES (2016) E MOTTA (2016). OS RESULTADOS REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS E INCLUSIVAS POR MEIO DA AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA COMO FORMA DE POSSIBILITAR O ACESSO AOS CONTEÚDOS IMAGÉTICOS CONTIDOS NOS ENUNCIADOS DOS LIVROS E NAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA.