Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO: CARÊNCIAS E NECESSIDADES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, , DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE., Comunicação Oral (CO) AT 17: Educação do Campo e Inclusão
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS NECESSIDADES, DIREITOS E IMPORTÂNCIA DE INCLUIR OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR CONTA DE UMA SÉRIE DE FATORES TEM SE TORNADO UMA EDUCAÇÃO EXCLUDENTE. ESSA ANALISE APONTOU AS CARÊNCIAS E NECESSIDADES ENFRENTADAS DIARIAMENTE PELA EDUCAÇÃO NO CAMPO, APONTADO AS ATITUDES ESSENCIAIS QUE TORNARAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO UM TERRENO FÉRTIL PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO E O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, BEM COMO A AFIRMAÇÃO INDENITÁRIA. TAL ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM SUPORTE DE PESQUISA DOCUMENTAL. NO REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO NESTA PESQUISA DESTACAM-SE OS ESTUDOS NOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS LEGAIS COMO A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DE 1994, LDB, LBI, DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E A DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS, ALGUNS TEÓRICOS COMO: CALDART (2011), HAGE (2006), RIBEIRO (2011) E OUTROS QUE POSSUEM ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA INCLUSÃO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A INCLUSÃO É UMA PRERROGATIVA PARA A ATUALIDADE, PRECISA-SE VIABILIZAR OS MEIOS PELOS QUAIS ELA ACONTEÇA DE FORMA EFETIVA, POIS OS DIREITOS DA POPULAÇÃO PLURAL E DIVERSA QUE HABITA O BRASIL NÃO PODEM SER NEGADOS, MAIS SIM ABERTAS TODAS AS PORTAS PARA QUE NO CAMPO OU NA CIDADE TAIS DIREITOS SEJAM PRESERVADOS E USUFRUÍDOS E A POPULAÇÃO DO CAMPO SEJA BENEFICIADA COM TODAS AS OPORTUNIDADES, VANTAGENS E PRIVILÉGIOS PRODUZIDOS POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E INCLUSIVA.

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