ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS PARCIAIS DA TESE DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, DESENVOLVIDA JUNTO À FACULDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO E LINGUAGEM. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É ABORDAR A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES FORMATIVAS QUE AUXILIEM NA BUSCA POR MELHORES CONDIÇÕES PARA A SAÚDE REPRODUTIVA DA MULHER, TENDO EM VISTA O AUMENTO DE CASOS EM NOSSO PAÍS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. CONSIDERAMOS QUE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DURANTE A REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS EM NÍVEL MÉDIO, PODEM AUXILIAR PARA QUE TÓPICOS RELACIONADOS À SEXUALIDADE SEJAM ABORDADOS, O QUE AUXILIA NA PREVENÇÃO DOS RISCOS OCASIONADOS PELA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO A EVASÃO ESCOLAR, AS COMPLICAÇÕES NA SAÚDE E PREJUÍZOS PSICOLÓGICOS. PARA TANTO, PROPOMOS UMA INTERVENÇÃO FORMATIVA, INSPIRADOS PELA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE FREIRE (2019; 2021) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITABOPOANA, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INDICAMOS QUE OS CASOS DE GRAVIDEZ PRECOCE SÃO RECORRENTES EM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA E SITUAÇÕES COMO A PROPOSTA POR NÓS PODEM FAVORECER A INTERVENÇÃO DO PODER PÚBLICO, FOMENTANDO, INCLUSIVE, O TRABALHO COM OUTRAS TEMÁTICAS IGUALMENTE PERTINENTES COMO OS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS, POR EXEMPLO. AS OFICINAS SÃO OPORTUNIDADES PARA O ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS E O ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS NESTE PERÍODO QUE É, SOBRETUDO, UM MOMENTO DE INCERTEZAS PARA OS JOVENS.