INTRODUÇÃO: A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIALIZADAS TEM AUMENTADO DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE 1990. EMBORA A REGULAMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DAS DIRETRIZES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TENHAM SUA REGULAMENTAÇÃO NOS ANOS DE 2008 E 2009. NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTA QUESTÃO TEM GANHADO MAIS ATENÇÃO ESPECIAL NAS DISCUSSÕES ACADÊMICAS E ATÉ MESMO NA MÍDIA. OBJETIVO: REALIZAR UMA INTERVENÇÃO COM PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO EM CONTEXTO CLÍNICO: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MODELO HÍBRIDO E MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E DESCRITIVO, UTILIZANDO COMO PRÁTICA A ARTETERAPIA E A ARTE VISUAL COMO PRÁTICA NO CONTEXTO CLÍNICO. O ESTUDO DESCRITIVO TEM POR FINALIDADE DESCREVER SITUAÇÕES, ANALISANDO CARACTERÍSTICAS, SEM A INTERFERÊNCIA DO PESQUISADOR. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO FUNDAMENTADO NO ENSINO E MODELO DE APRENDIZADO HÍBRIDO. CONCLUSÃO: COM ISSO, PERCEBE-SE QUE O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI), PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES DIRECIONADAS, INDIVIDUALIZADAS E TAMBÉM TRANSFORMAR E PROPORCIONAR MELHORIAS NO ENSINO DOS PROFESSORES, ALÉM DISSO ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.