A PESQUISA TEM POR OBJETIVO EXPLORAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO
INCLUSIVA, DESENVOLVIDAS NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO PERIÓDICO QUALIS A,
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – RBPEC, NO PERÍODO DE
2015 A 2020 E OBSERVAR SE HÁ UMA REDE DE PESQUISA CONSOLIDADA REFERENTE À INCLUSÃO. O PERCURSO
METODOLÓGICO UTILIZADO É CARACTERIZADO COMO UM DEDUTIVO E QUALITATIVO. AS VARIÁVEIS ANALISADAS
SÃO AS SEGUINTES: TEMA, OBJETIVO, METODOLOGIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO A QUAL OS AUTORES ESTÃO
VINCULADOS, E AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELOS AUTORES. A PARTIR DOS 172 ARTIGOS OBSERVADOS AINDA
NÃO É POSSÍVEL MAPEAR UMA “REDE DE PESQUISA” VOLTADA PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
OS RESULTADOS NÃO APONTAM CONSTÂNCIA OU UMA CONCENTRAÇÃO DE PUBLICAÇÕES VINCULADAS A ALGUMA
INSTITUIÇÃO DE ENSINO, E TAMPOUCO A ALGUM NÚCLEO OU LABORATÓRIO DE PESQUISA. PERCEBE-SE QUE A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM TEMA POUQUÍSSIMO EVIDENCIADO, CONTUDO, ESSE PODE NÃO SER O
PADRÃO DE OUTROS PERIÓDICOS, CONCLUSÃO ESTA QUE PODERÁ SER VERIFICADA SE FOR REALIZADA A ANÁLISE DE
OUTROS PERIÓDICOS QUALIS A. PORTANTO, DE ACORDO COM O PERIÓDICO ANALISADO, O TEMA RELACIONADO À
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA É POUCO EXPLORADO E NECESSITA DE MAIS ATENÇÃO POR
PARTE DO PERIÓDICO E DE SEUS AUTORES.