A SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA INCLUSIVA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81716 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "A SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA INCLUSIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO EM QUESTÃO ABORDA CONCEPÇÕES ACERCA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA INCLUSIVA COM O PROPÓSITO DE DISCUTIR O COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ESCOLA. PARTINDO DESSE VIÉS, É NECESSÁRIO ANALISAR AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTACANDO QUE NEM SEMPRE ELAS CONTEMPLAM O USO DA LÍNGUA RESTRINGINDO-SE APENAS A GRAMÁTICA NORMATIVA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRABALHO CONSISTE EM DESMISTIFICAR AS IDEIAS ENTRE O FALAR CERTO E O FALAR ERRADO PERANTE OS CONTEXTOS USUAIS DA REGIÃO E DA COMUNIDADE LINGUÍSTICA. O TRABALHO PROBLEMATIZA-SE DENTRO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA VOLTADA PARA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR PRINCIPALMENTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR AINDA SER UM FATO RECORRENTE NA CONTEMPORANEIDADE. O TRABALHO CONTOU COM UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO NOS TRAZENDO AS REFLEXÕES E AS IDEIAS DE ALGUNS AUTORES TAIS COMO: BAGNO, (2004, 2009); BORTONI-RICARDO, (2004); DIONISIO, (2005); FARACO CA. (2001); GIL, (2008); BRASIL (1998); MOLLICA, (2004); TRAVAGLIA LC. (2003). O TRABALHO BUSCA PROPORCIONAR A COMPREENSÃO SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL DENTRO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM RESPEITO ENTRE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA14_ID337_29092021165506.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANDSON LUIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANDSON LUIS" "autor_email" => "professorluandsonluis@gma" "autor_ies" => "UNIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81716 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "A SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA INCLUSIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO EM QUESTÃO ABORDA CONCEPÇÕES ACERCA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA INCLUSIVA COM O PROPÓSITO DE DISCUTIR O COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ESCOLA. PARTINDO DESSE VIÉS, É NECESSÁRIO ANALISAR AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTACANDO QUE NEM SEMPRE ELAS CONTEMPLAM O USO DA LÍNGUA RESTRINGINDO-SE APENAS A GRAMÁTICA NORMATIVA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRABALHO CONSISTE EM DESMISTIFICAR AS IDEIAS ENTRE O FALAR CERTO E O FALAR ERRADO PERANTE OS CONTEXTOS USUAIS DA REGIÃO E DA COMUNIDADE LINGUÍSTICA. O TRABALHO PROBLEMATIZA-SE DENTRO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA VOLTADA PARA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR PRINCIPALMENTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR AINDA SER UM FATO RECORRENTE NA CONTEMPORANEIDADE. O TRABALHO CONTOU COM UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO NOS TRAZENDO AS REFLEXÕES E AS IDEIAS DE ALGUNS AUTORES TAIS COMO: BAGNO, (2004, 2009); BORTONI-RICARDO, (2004); DIONISIO, (2005); FARACO CA. (2001); GIL, (2008); BRASIL (1998); MOLLICA, (2004); TRAVAGLIA LC. (2003). O TRABALHO BUSCA PROPORCIONAR A COMPREENSÃO SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL DENTRO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM RESPEITO ENTRE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA14_ID337_29092021165506.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANDSON LUIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANDSON LUIS" "autor_email" => "professorluandsonluis@gma" "autor_ies" => "UNIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }