O PRESENTE ARTIGO EM QUESTÃO ABORDA CONCEPÇÕES ACERCA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA INCLUSIVA COM O PROPÓSITO DE DISCUTIR O COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ESCOLA. PARTINDO DESSE VIÉS, É NECESSÁRIO ANALISAR AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTACANDO QUE NEM SEMPRE ELAS CONTEMPLAM O USO DA LÍNGUA RESTRINGINDO-SE APENAS A GRAMÁTICA NORMATIVA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRABALHO CONSISTE EM DESMISTIFICAR AS IDEIAS ENTRE O FALAR CERTO E O FALAR ERRADO PERANTE OS CONTEXTOS USUAIS DA REGIÃO E DA COMUNIDADE LINGUÍSTICA. O TRABALHO PROBLEMATIZA-SE DENTRO DE UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA VOLTADA PARA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ÂMBITO ESCOLAR PRINCIPALMENTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR AINDA SER UM FATO RECORRENTE NA CONTEMPORANEIDADE. O TRABALHO CONTOU COM UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO NOS TRAZENDO AS REFLEXÕES E AS IDEIAS DE ALGUNS AUTORES TAIS COMO: BAGNO, (2004, 2009); BORTONI-RICARDO, (2004); DIONISIO, (2005); FARACO CA. (2001); GIL, (2008); BRASIL (1998); MOLLICA, (2004); TRAVAGLIA LC. (2003). O TRABALHO BUSCA PROPORCIONAR A COMPREENSÃO SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL DENTRO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM RESPEITO ENTRE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS.