NESTE TRABALHO APRESENTAMOS ALGUMAS DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO INTENTO DE COMPREENDER AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS À EDUCAÇÃO QUILOMBOLA. NESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIAMOS AS LUTAS DESSES POVOS, SUAS RESISTÊNCIAS NA BUSCA POR SEU ESPAÇO. DESSA FEITA, A EDUCAÇÃO NO BRASIL SE TORNOU DIREITO DE TODOS, APÓS LONGO CAMINHO DE LUTAS E REINVINDICAÇÕES. A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA É UM EXEMPLO BEM EVIDENTE, POR ISSO PRECISA SER INCLUSIVA. O NOSSO OBJETIVO É ANALISAR O QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA TEM APRESENTADO/DELINEADO ACERCA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS REFERENTES À EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, E O QUE TEM SIDO FEITO PARA INCLUIR ESSES SUJEITOS EM NOSSA HISTÓRIA A PARTIR DE UMA NOVA VISÃO. COM ISSO, BUSCA-SE COMPREENDER COMO ESTÃO OCORRENDO AS LUTAS PARA A SUPERAÇÃO DOS PRECONCEITOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. PERCEBE-SE AINDA QUE AS GARANTIAS DOS DIREITOS MUITAS VEZES SÃO NEGADAS. ADENTRAMOS NA HISTÓRIA DOS QUILOMBOLAS, E CORROBORAMOS COM SUAS LUTAS POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE BENEFICIEM ESSAS COMUNIDADES, PARA ISSO USAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ATRAVÉS DE LEITURA DE TRABALHOS DE AUTORES TAIS COMO: ARROYO (2011), BITTAR E BITTAR (2012), CAMPOS (2017), DOMINGUES (2007), GOHN (1997), BEYER (2012), LUNA (2017), SAVIANI (2011), LIMA (2006), LUIZ E CORREIA (2021), SOARES (2016), ENTRE OUTROS, PESQUISADORES QUE ANALISAM A EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO NO BRASIL, BEM COMO EM DOCUMENTOS ACERCA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, COMO A LEI 10.639/2003 E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. NESSE CONTEXTO, FIZEMOS BREVE PESQUISA NO INTUITO DE COMPREENDERMOS COMO A EDUCAÇÃO VEM CAMINHANDO EM NOSSO PAÍS E O QUE TEM SIDO FEITO PARA COM AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS.