ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), BEM COMO DISCUTIR A RELAÇÃO DOS SABERES CONSTRUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO AEE, NO FOMENTO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARA TANTO, REALIZOU UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO EM DIVERSAS FONTES DE INFORMAÇÃO. PARA A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE OS CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COM BASE NOS PRESSUPOSTOS DE BARDIN (2006). CHEGOU-SE À CONCLUSÃO, CONFORME OS RESULTADOS EVIDENCIADOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES COMO PLETSCH E GLAT (2007), MICHELS (2017), GATTI ET AL. (2019), IMBERNÓN (2006, 2009), NÓVOA (2004) ENTRE OUTROS, QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DISPONÍVEL NO BRASIL, NÃO TEM SE CONSTITUÍDO CONCRETA O NECESSÁRIO PARA A ATENDER AS DEMANDAS EXISTENTES NA PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA. E A CONTINUADA TEM SIDO CONSTITUÍDA POR DISCURSOS EM PROL DE UM PROFESSOR PESQUISADOR E REFLEXIVO, MAS NA REALIDADE DAS REDES DE ENSINO, AINDA PAIRAM AS “LIÇÕES-MODELO” PARA O FAZER DOCENTE, PRINCIPALMENTE AO SE CONSIDERAR A DENSIDADE E MULTIPLICIDADE DE CONHECIMENTOS EXIGIDOS NA ATUAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.