Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA REGULAR ALIADA À INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM, CRIANÇA CEGA, ESCOLA REGULAR, ENSINO ESPECIALIZADO, Pôster (PO) AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81846
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 9
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA REGULAR ALIADA À INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO PROPOSTA INVESTIGAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA E A IMPORTÂNCIA DE ALIAR O ENSINO DA ESCOLA REGULAR AO ENSINO ESPECIALIZADO. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO FOI FEITA UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DESCRITIVA DA LITERATURA EM ARTIGOS, LIVROS, REVISTAS CIENTÍFICAS E TRABALHOS ACADÊMICOS, DISSERTAÇÕES E TESES PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2020 ENCONTRADOS NA BASE DE DADOS DA SCIELO, NO PORTAL DA CAPES E NO GOOGLE ACADÊMICO, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: ENSINO E APRENDIZAGEM; CRIANÇA CEGA; ESCOLA REGULAR E ENSINO ESPECIALIZADO RESULTANDO UM TOTAL DE 23 TRABALHOS ANALISADOS. AS BASES TEÓRICAS DA PESQUISA ESTÃO APOIADAS NOS ESTUDOS DE ANA CLÁUDIA SILUK; ROSANA GLAT; MÁRCIA DENISE PLETSCH; MARIA LUIZA FRANÇA-FREITAS; MARCIA REGINA CARLETTO; LANA TUAN JESUS. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO OBSERVAMOS QUE HÁ EVIDÊNCIAS QUE CONFIRMAM A HIPÓTESE AFIRMATIVA QUE TEM RELEVÂNCIA UNIR O ENSINO DA ESCOLA REGULAR COM O ENSINO ESPECIALIZADO PARA BENEFICIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS CEGOS. AINDA HÁ ALGUNS PERCALÇOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS CEGA NAS ESCOLAS, APESAR DE NOTAR GRANDES AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS AINDA ESTAMOS LONGE DO IDEAL PARA DESENVOLVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA SATISFATÓRIA EM TODAS AS ESCOLAS. PARA ISSO SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES EM CONJUNTO DOS PODERES PÚBLICOS INJETANDO MAIS INVESTIMENTOS EM RECURSOS E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, E MAIS ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE DE FORMA GERAL PARA COBRAR PRÁTICAS MAIS EFETIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, CRIANÇA CEGA, ESCOLA REGULAR, ENSINO ESPECIALIZADO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID9_01072021114558.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA MELO DA SILVA QUEIRÓZ"
    "autor_nome_curto" => "DÉA"
    "autor_email" => "dea_s.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81846
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 9
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA REGULAR ALIADA À INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO PROPOSTA INVESTIGAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA E A IMPORTÂNCIA DE ALIAR O ENSINO DA ESCOLA REGULAR AO ENSINO ESPECIALIZADO. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO FOI FEITA UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DESCRITIVA DA LITERATURA EM ARTIGOS, LIVROS, REVISTAS CIENTÍFICAS E TRABALHOS ACADÊMICOS, DISSERTAÇÕES E TESES PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2020 ENCONTRADOS NA BASE DE DADOS DA SCIELO, NO PORTAL DA CAPES E NO GOOGLE ACADÊMICO, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: ENSINO E APRENDIZAGEM; CRIANÇA CEGA; ESCOLA REGULAR E ENSINO ESPECIALIZADO RESULTANDO UM TOTAL DE 23 TRABALHOS ANALISADOS. AS BASES TEÓRICAS DA PESQUISA ESTÃO APOIADAS NOS ESTUDOS DE ANA CLÁUDIA SILUK; ROSANA GLAT; MÁRCIA DENISE PLETSCH; MARIA LUIZA FRANÇA-FREITAS; MARCIA REGINA CARLETTO; LANA TUAN JESUS. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO OBSERVAMOS QUE HÁ EVIDÊNCIAS QUE CONFIRMAM A HIPÓTESE AFIRMATIVA QUE TEM RELEVÂNCIA UNIR O ENSINO DA ESCOLA REGULAR COM O ENSINO ESPECIALIZADO PARA BENEFICIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS CEGOS. AINDA HÁ ALGUNS PERCALÇOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS CEGA NAS ESCOLAS, APESAR DE NOTAR GRANDES AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS AINDA ESTAMOS LONGE DO IDEAL PARA DESENVOLVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA SATISFATÓRIA EM TODAS AS ESCOLAS. PARA ISSO SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES EM CONJUNTO DOS PODERES PÚBLICOS INJETANDO MAIS INVESTIMENTOS EM RECURSOS E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, E MAIS ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE DE FORMA GERAL PARA COBRAR PRÁTICAS MAIS EFETIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, CRIANÇA CEGA, ESCOLA REGULAR, ENSINO ESPECIALIZADO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID9_01072021114558.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA MELO DA SILVA QUEIRÓZ"
    "autor_nome_curto" => "DÉA"
    "autor_email" => "dea_s.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO PROPOSTA INVESTIGAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA E A IMPORTÂNCIA DE ALIAR O ENSINO DA ESCOLA REGULAR AO ENSINO ESPECIALIZADO. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO FOI FEITA UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DESCRITIVA DA LITERATURA EM ARTIGOS, LIVROS, REVISTAS CIENTÍFICAS E TRABALHOS ACADÊMICOS, DISSERTAÇÕES E TESES PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2020 ENCONTRADOS NA BASE DE DADOS DA SCIELO, NO PORTAL DA CAPES E NO GOOGLE ACADÊMICO, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: ENSINO E APRENDIZAGEM; CRIANÇA CEGA; ESCOLA REGULAR E ENSINO ESPECIALIZADO RESULTANDO UM TOTAL DE 23 TRABALHOS ANALISADOS. AS BASES TEÓRICAS DA PESQUISA ESTÃO APOIADAS NOS ESTUDOS DE ANA CLÁUDIA SILUK; ROSANA GLAT; MÁRCIA DENISE PLETSCH; MARIA LUIZA FRANÇA-FREITAS; MARCIA REGINA CARLETTO; LANA TUAN JESUS. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO OBSERVAMOS QUE HÁ EVIDÊNCIAS QUE CONFIRMAM A HIPÓTESE AFIRMATIVA QUE TEM RELEVÂNCIA UNIR O ENSINO DA ESCOLA REGULAR COM O ENSINO ESPECIALIZADO PARA BENEFICIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS CEGOS. AINDA HÁ ALGUNS PERCALÇOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS CEGA NAS ESCOLAS, APESAR DE NOTAR GRANDES AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS AINDA ESTAMOS LONGE DO IDEAL PARA DESENVOLVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA SATISFATÓRIA EM TODAS AS ESCOLAS. PARA ISSO SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES EM CONJUNTO DOS PODERES PÚBLICOS INJETANDO MAIS INVESTIMENTOS EM RECURSOS E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, E MAIS ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE DE FORMA GERAL PARA COBRAR PRÁTICAS MAIS EFETIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.