ESTE TRABALHO PROPÕE INVESTIGAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E PELO FATO DESTAS SER TRANSITÓRIAS A MAIORIA DAS VEZES PODEM RESOLVIDAS ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OU ATÉ MESMO QUANDO PERMANENTES, CASOS DERIVADOS DE DEFICIÊNCIAS, EMBORA OS PROCESSOS EDUCATIVOS SE TORNEM MAIS COMPLEXOS, A RESPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DEVE ESTAR SEMPRE PRESENTE DESDE A PERSPECTIVA INCLUSIVA. NESSE SENTIDO, ANALISAMOS OS DOCUMENTOS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E OS PLANEJAMENTOS DOS PROFESSORES DOS QUARTOS E QUINTOS ANOS, TOTALIZANDO EM SEIS, DE DUAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ AO OBJETO DE PROCURAR O QUE ELES NOS DIZEM ENQUANTO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS NELES APONTADAS. CONCLUI-SE QUE ESTES DOCUMENTOS NORMATIVOS APRESENTAM ESCASSEZ DE INFORMAÇÕES NO QUE SE REFERE AO RECONHECIMENTO OU, MESMO, ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SEJA A NÍVEL DE RECURSOS OU DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS O PEDAGÓGICAS, E POR OUTRO LADO OS PLANEJAMENTOS MOSTRAM A PREOCUPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DESTES ESTUDANTES MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, PORÉM NADA CONCRETO DE AÇÕES, ATIVIDADES OU MATERIAIS DESTINADOS A ESTE PÚBLICO, NEM MESMO DA AVALIAÇÃO DOS MESMOS.