PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS COM ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. O QUE NOS DIZEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANEJAMENTOS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81861 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 339 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS COM ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. O QUE NOS DIZEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANEJAMENTOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO PROPÕE INVESTIGAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E PELO FATO DESTAS SER TRANSITÓRIAS A MAIORIA DAS VEZES PODEM RESOLVIDAS ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OU ATÉ MESMO QUANDO PERMANENTES, CASOS DERIVADOS DE DEFICIÊNCIAS, EMBORA OS PROCESSOS EDUCATIVOS SE TORNEM MAIS COMPLEXOS, A RESPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DEVE ESTAR SEMPRE PRESENTE DESDE A PERSPECTIVA INCLUSIVA. NESSE SENTIDO, ANALISAMOS OS DOCUMENTOS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E OS PLANEJAMENTOS DOS PROFESSORES DOS QUARTOS E QUINTOS ANOS, TOTALIZANDO EM SEIS, DE DUAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ AO OBJETO DE PROCURAR O QUE ELES NOS DIZEM ENQUANTO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS NELES APONTADAS. CONCLUI-SE QUE ESTES DOCUMENTOS NORMATIVOS APRESENTAM ESCASSEZ DE INFORMAÇÕES NO QUE SE REFERE AO RECONHECIMENTO OU, MESMO, ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SEJA A NÍVEL DE RECURSOS OU DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS O PEDAGÓGICAS, E POR OUTRO LADO OS PLANEJAMENTOS MOSTRAM A PREOCUPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DESTES ESTUDANTES MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, PORÉM NADA CONCRETO DE AÇÕES, ATIVIDADES OU MATERIAIS DESTINADOS A ESTE PÚBLICO, NEM MESMO DA AVALIAÇÃO DOS MESMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRÁTICAS EDUCATIVAS, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID339_19092021181243.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIANE DE OLIVEIRA NUNES GONCALVES" "autor_nome_curto" => "JOCIANE DE OLIVEIRA" "autor_email" => "jocianenunesg@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81861 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 339 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS COM ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. O QUE NOS DIZEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANEJAMENTOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO PROPÕE INVESTIGAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E PELO FATO DESTAS SER TRANSITÓRIAS A MAIORIA DAS VEZES PODEM RESOLVIDAS ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OU ATÉ MESMO QUANDO PERMANENTES, CASOS DERIVADOS DE DEFICIÊNCIAS, EMBORA OS PROCESSOS EDUCATIVOS SE TORNEM MAIS COMPLEXOS, A RESPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DEVE ESTAR SEMPRE PRESENTE DESDE A PERSPECTIVA INCLUSIVA. NESSE SENTIDO, ANALISAMOS OS DOCUMENTOS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E OS PLANEJAMENTOS DOS PROFESSORES DOS QUARTOS E QUINTOS ANOS, TOTALIZANDO EM SEIS, DE DUAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ AO OBJETO DE PROCURAR O QUE ELES NOS DIZEM ENQUANTO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS NELES APONTADAS. CONCLUI-SE QUE ESTES DOCUMENTOS NORMATIVOS APRESENTAM ESCASSEZ DE INFORMAÇÕES NO QUE SE REFERE AO RECONHECIMENTO OU, MESMO, ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SEJA A NÍVEL DE RECURSOS OU DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS O PEDAGÓGICAS, E POR OUTRO LADO OS PLANEJAMENTOS MOSTRAM A PREOCUPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DESTES ESTUDANTES MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, PORÉM NADA CONCRETO DE AÇÕES, ATIVIDADES OU MATERIAIS DESTINADOS A ESTE PÚBLICO, NEM MESMO DA AVALIAÇÃO DOS MESMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRÁTICAS EDUCATIVAS, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID339_19092021181243.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIANE DE OLIVEIRA NUNES GONCALVES" "autor_nome_curto" => "JOCIANE DE OLIVEIRA" "autor_email" => "jocianenunesg@gmail.com" "autor_ies" => "UFMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }