PENSAR SOBRE AS PRÁTICAS DA SOCIEDADE EXIGEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDAS, POIS O SER HUMANO COMO SUJEITO HISTÓRICO, RESULTANTE DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HUMANIDADE, NADA FAZ DE FORMA ISOLADA E DESCONTEXTUALIZADA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE ENSAIO FOI DESENVOLVER UMA REFLEXÃO SOBRE O FAZER EDUCACIONAL DA INCLUSÃO CONSIDERANDO OS SEGUINTES ASPECTOS DO SEU CONTEXTO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSE PÚBLICO E SISTEMA EDUCACIONAL VIGENTE NA SOCIEDADE ATUAL. PARA TANTO, FORAM SELECIONADOS ARTIGOS QUE CONVERSASSEM COM ESSES ASPECTOS PARA FORTALECER A DISCUSSÃO PROPOSTA NESSE ENSAIO, O QUAL SE CONFIGURA COMO UM GÊNERO TEXTUAL QUE PERMITE A REFLEXÃO MAIS LIVRE, AINDA QUE BASEADA EM ESTUDOS CIENTÍFICOS RELEVANTES. COMO RESULTADO OBTEVE-SE UMA REFLEXÃO ESTRUTURADA E EMBASADA QUE SE ESPERA SER UM MATERIAL DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PENSAMENTO CRÍTICO DENTRO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.