A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE SER ENTENDIDA COMO UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO CONTEMPORÂNEA QUE TEM COMO OBJETIVO GARANTIR O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO. NISSO SE ENQUADRA TAMBÉM E, MUITAS VEZES COM MAIOR INTERESSE DISCENTE, OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM OS QUAIS DEMANDAM E ENVOLVEM A AÇÃO DIRETA DE DIFERENTES ATORES E ESFERAS SOCIAIS QUE SE RELACIONAM DE MODO INTERDEPENDENTE NUMA PERSPECTIVA DE REDE E REVERBERAM EM AÇÕES PARA TORNAR REAL A INCLUSÃO DE TODOS NO PROCESSO EDUCATIVO. EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS É NECESSÁRIO ENTENDER A TECNOLOGIA COMO ALGO MOTIVACIONAL E NÃO COMO UMA FERRAMENTA EXCLUDENTE. A APRENDIZAGEM, POR MEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, TORNA-SE AGENTE PRINCIPAL DA DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER E SÃO RECURSOS FACILITADORES PARA ESTIMULAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM TENDO COMO SUPORTE A PESQUISA NA INTERNET, VÍDEOS, TEXTOS, IMAGENS, LIVROS, JORNAIS, SITES, OU SEJA, MATERIAIS QUE CONDUZAM OS DISCENTES AO CONHECIMENTO DE FORMA ESTRUTURADA E CONSISTENTE. A PROPOSTA PEDAGÓGICA - ANALISADA À LUZ DE SOARES(2002), MOREIRA E BARANAUSKAS (2015), GOMES (2012) E JESUS(2012) - É SIMPLES, MAS ABRANGENTE, COM POSSIBILIDADES DE ACESSO A LINKS DIVERSOS SOBRE A TEMÁTICA, COMPROVANDO QUE UM MATERIAL MULTIMIDIÁTICO BEM SELECIONADO E UMA PROPOSTA DIDÁTICA COERENTE COM OS OBJETIVOS DA AULA PODEM DAR MAIS VIDA E INTERESSE ÀS ATIVIDADES DE CLASSE,OBTENDO EXCELENTES RESULTADOS COMO MAIOR INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO COERENTE DE TEXTOS.