O PRESENTE TRABALHO, REFERE-SE A UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEFENDIDA POR SANTOS (2019), INTITULADA “A INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS CEGOS EM CURSOS A DISTÂNCIA, MEDIADA POR RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL.” O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS CEGAS. PARA TANTO, A PARTIR DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E EXPLORATÓRIO, NOS APOIAMOS, ENTRE OUTROS, EM AUTORES COMO: BERSCH, (2017), MANTOAN, (2003) E SIQUEIRA, (2017). OS RESULTADOS ADVINDOS DA PESQUISA APONTAM QUE OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA ADAPTADOS AOS INDIVÍDUOS CEGOS PROPORCIONAM MECANISMOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES E POTENCIALIDADES, BEM COMO MAIOR AUTONOMIA E INCLUSÃO SOCIAL.