ESTA PESQUISA TEVE COMO INTUITO ANALISAR E COMPREENDER AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SURDOS, SEUS DESAFIOS E POSSIBLIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA DA LIBRAS E DOMÍNIO DO PORTUGUÊS ESCRITO NO AMBIENTE ESCOLAR, ASSIM COMO ANALISAR QUAL MODELO DE EDUCACIONAL MELHOR ATENDE AS NECESSIDADES E ESPECIFICIDADE DO ALUNO COM SURDEZ COMPREENDENDO COMO SE DÁ A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO BILINGUE, AS PROBLEMÁTICAS ENVOLVIDAS NESSES MODELOS EDUCACIONAIS, E AS CONTRIBUIÇÕES NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS E DO PORTUGUÊS ESCRITO, ASSIM COMO ANALISAR A POSTURA DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL E SUA ATUAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOS AUTORES DA ÁREA DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS ALMEIDA (1996), ALVES (2012), ARANHA (2004), BEYER (2006), CAPOVILLA (2001), GIL (2002), GOLDFELD (2002), LACERDA (2011), SANTOS (2003), STAINBACK (1999), ASSIM COMO NO ESTUDO DE PINTO (2010), “O SIGN WRITING COMO UM SISTEMA DE ESCRITA APROPRIADO ÀS LÍNGUAS GESTUAIS. UM CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ESCRITA DO ALUNO SURDO?” E TAMBÉM NA PESQUISA DENOMINADA “IDEIAS PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS”, DE QUADROS E SCHMIEDT (2006). O ESTUDO PERMITIU A COMPREENSÃO DE QUE NÃO EXISTE RECEITA PRONTA, FÓRMULA MÁGICA PARA A EDUCAÇÃO DOS SURDOS, OS SURDOS SÃO SINGULARES EM SUAS ESPECIFICIDADES, NÃO ENTANTO TODOS TÊM ALGO EM COMUM, A NECESSIDADE DA FLUÊNCIA NA SUA LÍNGUA MATERNA E NA SUA L2, ASSIM COMPREENDENDO ESSE PONTO EM COMUM, CONSEGUIMOS ANALISAR O MODELO EDUCACIONAL QUE MAIS SE APROXIMA DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS SURDOS.