DIFICULDADES ESCOLARES ENFRENTADAS PELOS ADOLESCENTES COM DISLEXIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81758 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 698 "titulo" => "DIFICULDADES ESCOLARES ENFRENTADAS PELOS ADOLESCENTES COM DISLEXIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "A DISLEXIA É UM TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM, DE ESTRUTURAÇÃO NEUROLÓGICA E DE INTERAÇÃO DE FATORES GENÉTICOS, EPIGENÉTICOS E AMBIENTAIS. ACOMETENDO PESSOAS DE TODAS AS ORIGENS, IDADES E NÍVEL INTELECTUAL, SE CARACTERIZANDO PELA DIFICULDADE NA PRECISÃO, NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS E BAIXA CAPACIDADE DE DECODIFICAÇÃO E DE SOLETRAÇÃO. O SEU DIAGNÓSTICO SOMENTE PODE SER CONFIRMADO AO FINAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, MUITAS VEZES OCORRENDO APENAS NO INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA, ONDE OCORREM MUDANÇAS ESTRUTURAIS COGNITIVAS QUE PROPICIAM O PROCESSO DE TRANSIÇÃO E MATURAÇÃO DO CÉREBRO DE CRIANÇA PARA DE UM ADOLESCENTE, APROXIMANDO-SE, ASSIM, DE UM CÉREBRO ADULTO. E, APESAR DE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA INICIAREM ANTERIORMENTE À ESCOLA, É NELA ONDE ESTE SE FIRMA E ESTRUTURA. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E O DISTANCIAMENTO IMPOSTO COMO FORMA DE PREVENÇÃO, AS ESCOLAS FORAM FECHADAS E NOVOS FORMATOS DE ENSINO REMOTO FORAM LANÇADOS COMO PROPOSTA, GERANDO DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO EM DOCENTES E DISCENTES, ESPECIALMENTE AQUELES QUE POSSUEM ALGUM TRANSTORNO. DESSA FORMA, O PRESENTE ARTIGO VISA INVESTIGAR, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO VIRTUALMENTE, AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ADOLESCENTES DISLÉXICOS, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ESCOLAS PARTICULARES, PERANTE AS NOVAS FORMAS DE ENSINO REMOTO IMPOSTAS DURANTE A PANDEMIA DA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA CAUSADA PELA SARS-COV-2. A PARTIR DE UMA ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA DAS RESPOSTAS OBTIDAS, PERCEBEMOS QUE A PRECARIEDADE NO MANEJO DOS ALUNOS DISLÉXICOS, QUE JÁ EXISTIA NO ENSINO PRESENCIAL, FOI ACENTUADA, HAVENDO, ASSIM, UM AUMENTO NOS OBSTÁCULOS ESCOLARES VIVENCIADOS POR ESTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "DISLEXIA, PANDEMIA, DIFICULDADE, APRENDIZADO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID698_29092021154528.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA COSTA TOSCANO MENESES" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.meneses48@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81758 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 698 "titulo" => "DIFICULDADES ESCOLARES ENFRENTADAS PELOS ADOLESCENTES COM DISLEXIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "A DISLEXIA É UM TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM, DE ESTRUTURAÇÃO NEUROLÓGICA E DE INTERAÇÃO DE FATORES GENÉTICOS, EPIGENÉTICOS E AMBIENTAIS. ACOMETENDO PESSOAS DE TODAS AS ORIGENS, IDADES E NÍVEL INTELECTUAL, SE CARACTERIZANDO PELA DIFICULDADE NA PRECISÃO, NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS E BAIXA CAPACIDADE DE DECODIFICAÇÃO E DE SOLETRAÇÃO. O SEU DIAGNÓSTICO SOMENTE PODE SER CONFIRMADO AO FINAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, MUITAS VEZES OCORRENDO APENAS NO INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA, ONDE OCORREM MUDANÇAS ESTRUTURAIS COGNITIVAS QUE PROPICIAM O PROCESSO DE TRANSIÇÃO E MATURAÇÃO DO CÉREBRO DE CRIANÇA PARA DE UM ADOLESCENTE, APROXIMANDO-SE, ASSIM, DE UM CÉREBRO ADULTO. E, APESAR DE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA INICIAREM ANTERIORMENTE À ESCOLA, É NELA ONDE ESTE SE FIRMA E ESTRUTURA. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E O DISTANCIAMENTO IMPOSTO COMO FORMA DE PREVENÇÃO, AS ESCOLAS FORAM FECHADAS E NOVOS FORMATOS DE ENSINO REMOTO FORAM LANÇADOS COMO PROPOSTA, GERANDO DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO EM DOCENTES E DISCENTES, ESPECIALMENTE AQUELES QUE POSSUEM ALGUM TRANSTORNO. DESSA FORMA, O PRESENTE ARTIGO VISA INVESTIGAR, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO VIRTUALMENTE, AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ADOLESCENTES DISLÉXICOS, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ESCOLAS PARTICULARES, PERANTE AS NOVAS FORMAS DE ENSINO REMOTO IMPOSTAS DURANTE A PANDEMIA DA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA CAUSADA PELA SARS-COV-2. A PARTIR DE UMA ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA DAS RESPOSTAS OBTIDAS, PERCEBEMOS QUE A PRECARIEDADE NO MANEJO DOS ALUNOS DISLÉXICOS, QUE JÁ EXISTIA NO ENSINO PRESENCIAL, FOI ACENTUADA, HAVENDO, ASSIM, UM AUMENTO NOS OBSTÁCULOS ESCOLARES VIVENCIADOS POR ESTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "DISLEXIA, PANDEMIA, DIFICULDADE, APRENDIZADO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID698_29092021154528.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA COSTA TOSCANO MENESES" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.meneses48@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }