Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM UM ESTUDANTE SURDO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS TEM SIDO DESAFIADORA, MESMO COM A PROMULGAÇÃO DOS DIREITOS DESSES ESTUDANTES NA LEI Nº 10.436/2002, NO DECRETO 5626/2005 E NA LEI 13146/2015. A EXPERIÊNCIA TEM NOS COLOCADO DIANTE DE SITUAÇÕES DE SURDOS QUE TIVERAM SEU DIREITO À EDUCAÇÃO NEGLIGENCIADO, REQUERENDO, PORTANTO, FLEXIBILIZAÇÕES DE CARÁTER SIGNIFICATIVO PARA ROMPER COM A CONDIÇÃO DE EXCLUÍDOS DA CLASSE COMUM. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É NARRAR UMA EXPERIÊNCIA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR PARA UM ESTUDANTE SURDO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO MÉDIO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DE SANTA CATARINA. PARA TANTO, ADOTO COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO A PESQUISA NARRATIVA A PARTIR DO CONTAR DE HISTÓRIAS. PARA ANALISAR A EXPERIÊNCIA, PARTO DA COMPOSIÇÃO DE SENTIDOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ MUITOS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS PARA EFETIVAR NA PRÁTICA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO SURDO, COMO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ESCOLA COMUM PARA ATENDER ÀS DIFERENÇAS, ROMPER COM O MITO DA HOMOGENEIZAÇÃO QUE INSISTE EM PERMANECER NO CONTEXTO EDUCACIONAL, ENTRE OUTROS. DEMONSTRAM BENEFÍCIOS ALCANÇADOS COM AS FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES ADOTADAS PARA A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO QUE AO FINAL DE UM ANO APRESENTOU EVOLUÇÃO NOS SEGUINTES ASPECTOS: APRENDIZAGEM DA LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA; INTERAÇÃO COM PARES OUVINTES E SURDOS, INCLUSIVE COM O ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES OUVINTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LIBRAS; CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ACADÊMICOS E DE MUNDO. NA EXPERIÊNCIA VIVIDA COM O ESTUDANTE SURDO, A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR FOI FUNDAMENTAL, MESMO HAVENDO A NECESSIDADE DE AMPLIAR O TEMPO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO.

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