DEVIDO O SURTO DO CORONA VÍRUS (COVID-19) E A NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL, NO ANO DE 2020 A EDUCAÇÃO MIGROU DA MODALIDADE PRESENCIAL PARA MODALIDADE REMOTA, CENÁRIO ESTE, QUE SE ESTENDE ATÉ OS DIAS ATUAIS. PENSANDO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESSA MIGRAÇÃO NOS TRAZ ALGUMAS INQUIETAÇÕES, LOGO PRECISAMOS PENSAR NAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO PODE ACARRETAR PARA O PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS SURDOS. PARTINDO DESSA PREMISSA, A PESQUISA TRAZ COMO PROBLEMÁTICA AS SEGUINTES INDAGAÇÕES: QUAIS DIFICULDADES VÊM SENDO ENCONTRADAS POR DOCENTES E ESTUDANTES SURDOS(AS), COMO VEM OCORRENDO O PROCESSO FORMATIVO DESSE PÚBLICO, A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE VEM SENDO VIABILIZADA E AINDA, OS ESTUDANTES ESTÃO TENDO ACOMPANHAMENTO DOS TILS DURANTE O ENSINO REMOTO? ESSAS INDAGAÇÕES, JUSTIFICAM A NECESSIDADE DA PESQUISA E NOS LEVA A REFLETIR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DO(A) ALUNO(A) SURDO(A) E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS PRATICADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. A TEMÁTICA É DE GRANDE RELEVÂNCIA, HAJA VISTA QUE TEMOS VISTO UMA OFERTA IGUALITARIA DE EDUCAÇÃO A PÚBLICOS COM CULTURAS E IDENTIDADES DISTINTAS. ESSE TRABALHO TRAZ COMO APORTE PARA AS REFLEXÕES: REFERÊNCIAS TEÓRICAS E EXPERIÊNCIAS EMPÍRICAS, QUE NOS REMETE PENSAR SOB A ÓPTICA DO(A) ALUNO(A), ASSIM TEM COMO OBJETIVO GERAL, TRAZER A REFLEXÃO E FAZER A ANALOGIA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS SURDOS NO PROCESSO DE ENSINO X APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NESSE MOMENTO DE TANTAS INCERTEZAS E MEDOS CAUSADO PELA PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL, ASSIM, MOSTRAR OS COMPROMETIMENTOS NA EDUCAÇÃO E BUSCAR O RESPEITO AS DIFERENÇAS CULTURAIS DESSE GRUPO MINORITÁRIO.