NO PRESENTE ARTIGO QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR DE COMO SE DÁ O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM SALA DE AULA, APRESENTO QUESTIONAMENTO ACERCA DE COMO O CORPO ESCOLAR JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA PODEM TRAZER BENEFÍCIOS QUANDO TRAÇADAS ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. PERANTE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO (GIL, 1988). UTILIZOU-SE PENSADORES CLÁSSICOS COMO PIAGET (1998), BEM COMO, PENSADORES CONTEMPORÂNEOS, A EXEMPLO DE CUNHA (2017, 2018, 2019) E ALVES (2019) QUE POR MEIO DE SUAS TEMÁTICAS, DISCUTEM ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO NA REFERIDA PESQUISA, FAZENDO DIFERENÇA NO ATUAL MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTEGRADORA. OS RESULTADOS AQUI ENFATIZADOS MOSTRAM QUE A SOCIALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO É UMA DAS ÁREAS MAIS DEFASADAS DEVIDO AO TRANSTORNO, PODENDO CAUSAR ANGÚSTIA POR PARTE DOS PROFESSORES QUE RECEBEM ESSAS CRIANÇAS EM SUAS SALAS DE AULA, CAUSANDO DÚVIDAS ACERCA DE ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA PROVER O DESENVOLVIMENTO SÓLIDO E INTEGRAL DAS CRIANÇAS. NO CERTO, PODE-SE COMPREENDER QUE A INSERÇÃO DESSAS CRIANÇAS NO MEIO SOCIAL DE ÂMBITO ESCOLAR PROMOVE O DESENVOLVIMENTO NA COMUNICAÇÃO E PEDAGÓGICO, AUMENTANDO SUA AUTOESTIMA E O RESPEITO AS DIFERENÇAS POR PARTE DOS DEMAIS ALUNOS.