ESTE ARTIGO MOSTRA OS PRIMEIROS RESULTADOS DA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DA ARTE REALIZADO PARA COMPOR UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO EM FASE INICIAL, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC), COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO AS RECOMENDAÇÕES DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS INFLUENCIAM A ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO, EM ESPECIAL NO BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS QUE EXPLICAM O USO DESSA METODOLOGIA DE PESQUISA A PARTIR DE CINCO TRABALHOS QUE FORAM PUBLICADOS NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS E QUE PROPÕEM OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS, RESUMIDAMENTE EXPOSTOS: DEFINIÇÃO DOS DESCRITORES; LOCALIZAÇÃO DOS BANCOS DE PESQUISAS; ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DO MATERIAL DO CORPUS; LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS CATALOGADOS; COLETA DO MATERIAL DE PESQUISA; LEITURA PARA SÍNTESE PRELIMINAR; ORGANIZAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTUDO E ANÁLISE E ELABORAÇÃO DAS CONCLUSÕES PRELIMINARES. PARA O CASO ESPECÍFICO DESTE ARTIGO, BUSCOU-SE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDA EM TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS ENTRE 2013 E 2021 E DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES E NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, EM PESQUISA FEITA DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021. APÓS AS ETAPAS CITADAS, ENCONTRARAM-SE 6 DISSERTAÇÕES E 4 TESES POTENCIALMENTE PROMISSORAS, CUJOS RESUMOS E PALAVRAS-CHAVE FORAM ANALISADOS E APONTARAM QUE NÃO HÁ TRABALHOS QUE TRATEM SOBRE O ASSUNTO ESPECÍFICO DA DISSERTAÇÃO EM QUESTÃO, INDICANDO O POSSÍVEL INEDITISMO DA PESQUISA.