O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81838 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 627 "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI" "resumo" => "ESTE ARTIGO MOSTRA OS PRIMEIROS RESULTADOS DA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DA ARTE REALIZADO PARA COMPOR UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO EM FASE INICIAL, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC), COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO AS RECOMENDAÇÕES DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS INFLUENCIAM A ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO, EM ESPECIAL NO BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS QUE EXPLICAM O USO DESSA METODOLOGIA DE PESQUISA A PARTIR DE CINCO TRABALHOS QUE FORAM PUBLICADOS NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS E QUE PROPÕEM OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS, RESUMIDAMENTE EXPOSTOS: DEFINIÇÃO DOS DESCRITORES; LOCALIZAÇÃO DOS BANCOS DE PESQUISAS; ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DO MATERIAL DO CORPUS; LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS CATALOGADOS; COLETA DO MATERIAL DE PESQUISA; LEITURA PARA SÍNTESE PRELIMINAR; ORGANIZAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTUDO E ANÁLISE E ELABORAÇÃO DAS CONCLUSÕES PRELIMINARES. PARA O CASO ESPECÍFICO DESTE ARTIGO, BUSCOU-SE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDA EM TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS ENTRE 2013 E 2021 E DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES E NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, EM PESQUISA FEITA DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021. APÓS AS ETAPAS CITADAS, ENCONTRARAM-SE 6 DISSERTAÇÕES E 4 TESES POTENCIALMENTE PROMISSORAS, CUJOS RESUMOS E PALAVRAS-CHAVE FORAM ANALISADOS E APONTARAM QUE NÃO HÁ TRABALHOS QUE TRATEM SOBRE O ASSUNTO ESPECÍFICO DA DISSERTAÇÃO EM QUESTÃO, INDICANDO O POSSÍVEL INEDITISMO DA PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "POLÍTICAS DE INCLUSÃO, AMÉRICA LATINA, ORGANISMOS MULTILATERAIS, ESTADO DA ARTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA9_ID627_04102021112654.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA CANZIANI KRISTENSEN" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbaracanzianikristensen" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81838 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 627 "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI" "resumo" => "ESTE ARTIGO MOSTRA OS PRIMEIROS RESULTADOS DA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DA ARTE REALIZADO PARA COMPOR UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO EM FASE INICIAL, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC), COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO AS RECOMENDAÇÕES DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS INFLUENCIAM A ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO, EM ESPECIAL NO BRASIL, BOLÍVIA E URUGUAI. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS QUE EXPLICAM O USO DESSA METODOLOGIA DE PESQUISA A PARTIR DE CINCO TRABALHOS QUE FORAM PUBLICADOS NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS E QUE PROPÕEM OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS, RESUMIDAMENTE EXPOSTOS: DEFINIÇÃO DOS DESCRITORES; LOCALIZAÇÃO DOS BANCOS DE PESQUISAS; ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DO MATERIAL DO CORPUS; LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS CATALOGADOS; COLETA DO MATERIAL DE PESQUISA; LEITURA PARA SÍNTESE PRELIMINAR; ORGANIZAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTUDO E ANÁLISE E ELABORAÇÃO DAS CONCLUSÕES PRELIMINARES. PARA O CASO ESPECÍFICO DESTE ARTIGO, BUSCOU-SE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDA EM TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS ENTRE 2013 E 2021 E DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES E NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, EM PESQUISA FEITA DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021. APÓS AS ETAPAS CITADAS, ENCONTRARAM-SE 6 DISSERTAÇÕES E 4 TESES POTENCIALMENTE PROMISSORAS, CUJOS RESUMOS E PALAVRAS-CHAVE FORAM ANALISADOS E APONTARAM QUE NÃO HÁ TRABALHOS QUE TRATEM SOBRE O ASSUNTO ESPECÍFICO DA DISSERTAÇÃO EM QUESTÃO, INDICANDO O POSSÍVEL INEDITISMO DA PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "POLÍTICAS DE INCLUSÃO, AMÉRICA LATINA, ORGANISMOS MULTILATERAIS, ESTADO DA ARTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA9_ID627_04102021112654.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA CANZIANI KRISTENSEN" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbaracanzianikristensen" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }