COM ADVENTO DA PANDEMIA COVID-19 TROUXE AO MUNDO INÚMEROS DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA COM A REALIDADE ORA EXPOSTA. NO CONTEXTO EDUCACIONAL, TANTO AOS PROFESSORES E ALUNOS A URGÊNCIA PARA AS ADAPTAÇÕES PARA SEREM COLOCADAS EM PRÁTICA AS QUESTÕES AO ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE A ISSO, VEIO A NECESSIDADE EM COLOCAR UMA LIGAÇÃO ENTRE A ROTINA DE ISOLAMENTO E A CONTINUIDADE DO ENSINO. NESSE ASPECTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR DAS MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES DA EDUCAÇÃO REMOTA, MOSTRANDO OS DESAFIOS FRENTE A REALIDADE DIANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, BEM COMO AS OPORTUNIDADES DIDÁTICAS. AS APRECIAÇÕES SE BASEIAM EM MEIO A VIVÊNCIAS, PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E MEIOS COMUNICACIONAIS JORNALÍSTICOS. POR FIM, DESTACAR AS REAIS SITUAÇÕES DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS APONTADAS E A SEREM MELHORADAS COM A REALIDADES E CLARO PARA COM MELHORAMENTO PARA O ENSINO BRASILEIRO.