ESTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR AS ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS ADOTADAS POR INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA -LSB DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NA CIDADE DE TIMON, NO ESTADO DO MARANHÃO, PARA COMPREENDER E DIRECIONAR O FAZER PEDAGÓGICO, SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO FOI A ENTREVISTA COMPREENSIVA E FOCALIZADA, REALIZADA COM INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES A FIM DE INVESTIGAR O SEGUINTE PROBLEMA: QUE ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS FORAM ADOTADAS COM ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA? O ARCABOUÇO TEÓRICO QUE ORIENTA ESTE TRABALHO CENTRA-SE NOS ESCRITOS DE, ENTRE OUTROS AUTORES, VYGOTSKY (2001); QUADROS (2002; 2003) E MORAN (2015). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE O TRABALHO DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS FOI O SUPORTE EMOCIONAL E MOTIVACIONAL PARA OS JOVENS CERCEADOS DAS INTERAÇÕES COM COLEGAS, PROFESSORES E IGUAIS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM.