REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA REDAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL DA POPULAÇÃO IDOSA.
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81868 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 737 "titulo" => "REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA REDAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL DA POPULAÇÃO IDOSA." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ADVÉM DE RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS PAU DOS FERROS. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO PRESENTES EM UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO PRODUZIDO POR TRÊS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OFERTADO PELA REFERIDA INSTITUIÇÃO NO SEMESTRE 2020.2. PARA DAR CONTA DA DISCUSSÃO, ACIONAM-SE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS À REFERENCIAÇÃO E À ARGUMENTAÇÃO, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE EM KOCH (2015), CAVALCANTE (2016) E FIORIN (2018). A ANÁLISE INDICA QUE OS ESTUDANTES FAZEM USO DE DIFERENTES OPERAÇÕES REFERENCIAIS NA REDAÇÃO ANALISADA, COMO A INTRODUÇÃO REFERENCIAL, A ANÁFORA DIRETA, A ANÁFORA INDIRETA E A ANÁFORA ENCAPSULADORA, CONFERINDO À REDAÇÃO UNIDADE DE SENTIDOS E PROGRESSÃO TEXTUAL. ALÉM DISSO, OS RESULTADOS REVELAM QUE OS PROCESSOS ANAFÓRICOS USADOS PELOS ESTUDANTES CONTRIBUEM PARA O DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO DO TEXTO, BEM COMO CONSTROEM E/OU REPRODUZEM UMA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA PESSOA IDOSA COMO UM SUJEITO VITIMIZADO E INCAPAZ DIANTE DAS DIFICULDADES E BARREIRAS CONCERNENTES À INCLUSÃO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "REFERENCIAÇÃO, OPERAÇÕES REFERENCIAIS, DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO, PESSOA IDOSA, INCLUSÃO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA10_ID737_04102021213345.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM MENDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "YAS" "autor_email" => "yasmim.mendes01@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS PAU DOS FERROS." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81868 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 737 "titulo" => "REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA REDAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL DA POPULAÇÃO IDOSA." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ADVÉM DE RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS PAU DOS FERROS. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO PRESENTES EM UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO PRODUZIDO POR TRÊS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OFERTADO PELA REFERIDA INSTITUIÇÃO NO SEMESTRE 2020.2. PARA DAR CONTA DA DISCUSSÃO, ACIONAM-SE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS À REFERENCIAÇÃO E À ARGUMENTAÇÃO, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE EM KOCH (2015), CAVALCANTE (2016) E FIORIN (2018). A ANÁLISE INDICA QUE OS ESTUDANTES FAZEM USO DE DIFERENTES OPERAÇÕES REFERENCIAIS NA REDAÇÃO ANALISADA, COMO A INTRODUÇÃO REFERENCIAL, A ANÁFORA DIRETA, A ANÁFORA INDIRETA E A ANÁFORA ENCAPSULADORA, CONFERINDO À REDAÇÃO UNIDADE DE SENTIDOS E PROGRESSÃO TEXTUAL. ALÉM DISSO, OS RESULTADOS REVELAM QUE OS PROCESSOS ANAFÓRICOS USADOS PELOS ESTUDANTES CONTRIBUEM PARA O DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO DO TEXTO, BEM COMO CONSTROEM E/OU REPRODUZEM UMA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA PESSOA IDOSA COMO UM SUJEITO VITIMIZADO E INCAPAZ DIANTE DAS DIFICULDADES E BARREIRAS CONCERNENTES À INCLUSÃO DIGITAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "REFERENCIAÇÃO, OPERAÇÕES REFERENCIAIS, DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO, PESSOA IDOSA, INCLUSÃO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA10_ID737_04102021213345.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM MENDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "YAS" "autor_email" => "yasmim.mendes01@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS PAU DOS FERROS." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }