LIMA, Júliana Duarte et al.. Ludicidade no ensino e apredndizagem da matemática. Anais do IV CINTEDI 2021... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81823>. Acesso em: 24/11/2024 13:53
A TRAJETÓRIA DA PESQUISA OBJETIVA DESENVOLVER AS AULAS DE MATEMÁTICA DE MODO A DESPERTAR O INTERESSE DO DISCENTE ATRAVÉS DO LÚDICO E APRESENTAR DE MODO DINÂMICO AS OPERAÇÕES BÁSICAS. VALE RESSALTAR QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA NÃO SE ENCONTRA LIMITADO APENAS NOS EXERCÍCIOS REPETITIVOS E SEM CONEXÃO COM A REALIDADE. A LUDICIDADE NA MATEMÁTICA É CAPAZ DE DESPERTAR A VONTADE DO DISCENTE EM QUERER APRENDER. ASSIM, TORNANDO-O NÃO APENAS UM ESPAÇO PARA BRINCADEIRA, MAS UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, TORNANDO UM MEIO DE ENVOLVER TEORIA E PRÁTICA A PONTO DE OS ALUNOS COMPREENDER A DISCIPLINA AO BRINCAR. A MATEMÁTICA PODE SER DIVERTIDA E, AO MESMO TEMPO, PODE SER INCLUSIVA, POIS TODOS OS ALUNOS TÊM A POSSIBILIDADE DE JOGAR E APRENDER JUNTOS. O PLANEJAMENTO DO DOCENTE É FUNDAMENTAL PARA LEVAR AO ALUNO A POSSIBILIDADE DE ATINGIR OS OBJETIVOS E DE SUPERAR AS DIFICULDADES A CADA PARTIDA.