A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM DOS CAMINHOS IMPRESCINDÍVEIS PARA O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE, PRINCIPALMENTE AOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR QUE ACOLHEM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. DESTA FORMA ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR COMO O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO CONTRIBUI COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE POSSUEM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SE PROPÕEM A EVIDENCIAR A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÕES E DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA BÁSICA E CUNHO EXPLORATÓRIO. AS INFORMAÇÕES FORAM CATEGORIZADAS E AVERIGUADAS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE, O PROFESSOR QUE PARTICIPA DOS CURSOS FORMATIVOS MOSTRA-SE MAIS RESPONSÁVEL COMO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, ASSIM COMO, EXPRESSA UMA VISÃO BIOPSICOSSOCIAL POTENCIALIZANDO OS CAMINHOS PARA QUE A INCLUSÃO DOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR SEJA SIGNIFICATIVA, INTEGRADA E ALCANÇÁVEL.