A ILUSTRAÇÃO NA ADAPTAÇÃO PARA A LEITURA FÁCIL DO CONTO “MISSA DO GALO” DE MACHADO DE ASSIS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81707 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 151 "titulo" => "A ILUSTRAÇÃO NA ADAPTAÇÃO PARA A LEITURA FÁCIL DO CONTO “MISSA DO GALO” DE MACHADO DE ASSIS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ANALISA A ILUSTRAÇÃO NA ADAPTAÇÃO PARA A LEITURA FÁCIL DO CONTO “MISSA DO GALO” DE MACHADO DE ASSIS. O TRABALHO FOI REALIZADO PELA EQUIPE DO PROJETO “LITERATURA ACESSÍVEL”, DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL) CAMPUS SAPUCAIA DO SUL, NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020, QUE UNIU PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. A ADAPTAÇÃO FOI PENSADA PARA LEITORES ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AS ILUSTRAÇÕES FORAM UTILIZADAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO DO TEXTO, INCLUINDO APENAS O NECESSÁRIO PARA TRANSMITIR AO LEITOR TUDO O QUE FOI EXCLUÍDO NO MOMENTO DA ADAPTAÇÃO DO CONTO. FORAM FEITAS DUAS ILUSTRAÇÕES DIGITAIS, ELABORADAS ESPECIFICAMENTE PARA A OBRA, PARA ACOMPANHAR O TEXTO, TOTALMENTE COLORIDAS COM UM ESTILO SEMI-REALISTA, ONDE A ILUSTRADORA BUSCOU UTILIZAR DE DIVERSAS TÉCNICAS PARA QUE A IMAGEM FOSSE FACILMENTE COMPREENDIDA À PRIMEIRA VISTA PELO LEITOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AO FINAL DO PROJETO, APÓS MUITAS VALIDAÇÕES POR PARTE DA EQUIPE E DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE A UTILIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O TEXTO FOI ALCANÇADA COM SUCESSO, AO SER COMPREENDIDA PELO LEITOR ALVO, ALÉM DE FAZER COM QUE A LEITURA FICASSE MAIS DINÂMICA E CLARA. ASSIM, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR A ILUSTRAÇÃO NÃO SÓ COMO EMBELEZAMENTO, MAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA UMA LEITURA MUITO MAIS ACESSÍVEL DENTRO DA TÉCNICA DA LEITURA FÁCIL, QUE É UM IMPORTANTE MEIO DE OFERECER ACESSO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL AOS TEXTOS LITERÁRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LEITURA FÁCIL, ILUSTRAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA14_ID151_04102021202254.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINE KEMPER" "autor_nome_curto" => "CATARINE" "autor_email" => "kempercata@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81707 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 151 "titulo" => "A ILUSTRAÇÃO NA ADAPTAÇÃO PARA A LEITURA FÁCIL DO CONTO “MISSA DO GALO” DE MACHADO DE ASSIS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ANALISA A ILUSTRAÇÃO NA ADAPTAÇÃO PARA A LEITURA FÁCIL DO CONTO “MISSA DO GALO” DE MACHADO DE ASSIS. O TRABALHO FOI REALIZADO PELA EQUIPE DO PROJETO “LITERATURA ACESSÍVEL”, DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL) CAMPUS SAPUCAIA DO SUL, NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020, QUE UNIU PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. A ADAPTAÇÃO FOI PENSADA PARA LEITORES ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AS ILUSTRAÇÕES FORAM UTILIZADAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO DO TEXTO, INCLUINDO APENAS O NECESSÁRIO PARA TRANSMITIR AO LEITOR TUDO O QUE FOI EXCLUÍDO NO MOMENTO DA ADAPTAÇÃO DO CONTO. FORAM FEITAS DUAS ILUSTRAÇÕES DIGITAIS, ELABORADAS ESPECIFICAMENTE PARA A OBRA, PARA ACOMPANHAR O TEXTO, TOTALMENTE COLORIDAS COM UM ESTILO SEMI-REALISTA, ONDE A ILUSTRADORA BUSCOU UTILIZAR DE DIVERSAS TÉCNICAS PARA QUE A IMAGEM FOSSE FACILMENTE COMPREENDIDA À PRIMEIRA VISTA PELO LEITOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AO FINAL DO PROJETO, APÓS MUITAS VALIDAÇÕES POR PARTE DA EQUIPE E DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE A UTILIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O TEXTO FOI ALCANÇADA COM SUCESSO, AO SER COMPREENDIDA PELO LEITOR ALVO, ALÉM DE FAZER COM QUE A LEITURA FICASSE MAIS DINÂMICA E CLARA. ASSIM, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR A ILUSTRAÇÃO NÃO SÓ COMO EMBELEZAMENTO, MAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA UMA LEITURA MUITO MAIS ACESSÍVEL DENTRO DA TÉCNICA DA LEITURA FÁCIL, QUE É UM IMPORTANTE MEIO DE OFERECER ACESSO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL AOS TEXTOS LITERÁRIOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LEITURA FÁCIL, ILUSTRAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA14_ID151_04102021202254.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINE KEMPER" "autor_nome_curto" => "CATARINE" "autor_email" => "kempercata@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }