O PRESENTE TRABALHO ANALISA A ILUSTRAÇÃO NA ADAPTAÇÃO PARA A LEITURA FÁCIL DO CONTO “MISSA DO GALO” DE MACHADO DE ASSIS. O TRABALHO FOI REALIZADO PELA EQUIPE DO PROJETO “LITERATURA ACESSÍVEL”, DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL) CAMPUS SAPUCAIA DO SUL, NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020, QUE UNIU PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. A ADAPTAÇÃO FOI PENSADA PARA LEITORES ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AS ILUSTRAÇÕES FORAM UTILIZADAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO DO TEXTO, INCLUINDO APENAS O NECESSÁRIO PARA TRANSMITIR AO LEITOR TUDO O QUE FOI EXCLUÍDO NO MOMENTO DA ADAPTAÇÃO DO CONTO. FORAM FEITAS DUAS ILUSTRAÇÕES DIGITAIS, ELABORADAS ESPECIFICAMENTE PARA A OBRA, PARA ACOMPANHAR O TEXTO, TOTALMENTE COLORIDAS COM UM ESTILO SEMI-REALISTA, ONDE A ILUSTRADORA BUSCOU UTILIZAR DE DIVERSAS TÉCNICAS PARA QUE A IMAGEM FOSSE FACILMENTE COMPREENDIDA À PRIMEIRA VISTA PELO LEITOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. AO FINAL DO PROJETO, APÓS MUITAS VALIDAÇÕES POR PARTE DA EQUIPE E DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE A UTILIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O TEXTO FOI ALCANÇADA COM SUCESSO, AO SER COMPREENDIDA PELO LEITOR ALVO, ALÉM DE FAZER COM QUE A LEITURA FICASSE MAIS DINÂMICA E CLARA. ASSIM, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR A ILUSTRAÇÃO NÃO SÓ COMO EMBELEZAMENTO, MAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA UMA LEITURA MUITO MAIS ACESSÍVEL DENTRO DA TÉCNICA DA LEITURA FÁCIL, QUE É UM IMPORTANTE MEIO DE OFERECER ACESSO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL AOS TEXTOS LITERÁRIOS.