O PRESENTE ARTIGO COMPACTUA DA NECESSIDADE DE ENTENDERMOS MELHOR AS AFRICANIDADES NO CURRÍCULO ESCOLAR LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E A IMPORTÂNCIA DESSA DISCIPLINA NA ESCOLA, A QUAL SE CARACTERIZA PELA COMPLEXIDADE EM VISTA DO REFERENCIAL SÓCIO HISTÓRICO E CULTURAL EM QUE SE QUALIFICA O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES BRASILEIROS. ESTA É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. NESTE SENTIDO, URGE A NECESSIDADE DA OPERACIONALIZAÇÃO DA LEI 10639/2003, QUE NOS REMETE A INCLUSÃO DO ENSINO DA HISTÓRIA NO COMPONENTE CURRICULAR. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS, É PERCEPTÍVEL QUE ESSE ASSUNTO É COMPLEXO, E QUE ENVOLVE FATORES SOCIOCULTURAIS E PEDAGÓGICOS BUSCA-SE CONTRIBUIR PARA MANTER VIVO O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE, ALÉM DE TRAZER PARA O BOJO DAS DISCUSSÕES ACADÊMICAS O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS DIVERSIDADES ECONÔMICAS SOCIAIS BRASILEIRAS E AFRICANAS.