POR MUITO TEMPO, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE SE CONSTITUI DE NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS, FOI TRATADA PURAMENTE COMO UM MOMENTO DE ENTRETENIMENTO DURANTE AS AULAS, NÃO SE COMPONDO DE UMA ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA OU ESCRITA DOS ALUNOS.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UM DOS PONTOS FUNDAMENTAIS, É QUE O PROFESSOR COMPREENDA, SOBRETUDO, QUE NA FAIXA ETÁRIA EM QUE ESTÃO AS CRIANÇAS INSERIDAS NESTA MODALIDADE DE ENSINO, É IMPORTANTE PROCURAR CONHECER AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E INSERIR MÉTODOS DE ENSINO QUE SE ADEQUE À IDADE, SEM ACELERAÇÕES OU RETROCESSOS, E RESPEITANDO AS CRIANÇAS EM SUAS LIMITAÇÕES E DIFICULDADES.
NESTE ESTUDO, PARTE-SE DA DISCUSSÃO SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA SOB A PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE.