OS TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO INCLUEM O AUTISMO INFANTIL E A SÍNDROME DE ASPERGER; NO OBJETIVO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO, TERAPEUTAS, MÉDICOS, PROFESSORES E FAMILIARES DEVEM SEMPRE TRABALHAR EM CONJUNTO. NO ENTANTO, O ISOLAMENTO SOCIAL QUE OCORREU DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 DEIXOU OS PAIS SOZINHOS PARA LIDAR COM OS FILHOS E APLICAR AS ATIVIDADES DE ENSINO MINISTRADAS DE FORMA REMOTA. O PRESENTE PROJETO, APLICADO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIVULGADO ONLINE, TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PAIS. OS RESULTADOS INDICARAM UMA FALTA DE COMPREENSÃO DO TEA NO MOMENTO DO DIAGNÓSTICO QUE LEVOU OS PAIS A PROCURAR INFORMAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA, ESSENCIALMENTE NA INTERNET. MUITOS RECEBERAM AJUDA DE OUTRAS FAMÍLIAS JÁ FAMILIARIZADAS COM O TRANSTORNO. ESSE SUPORTE PERMANECEU APÓS O DIAGNÓSTICO, EMBORA AS ORIENTAÇÕES MINISTRADAS PELOS TERAPEUTAS SE TORNARAM ESSENCIAIS UMA VEZ O LAUDO EMITIDO. MESMO ASSIM, MUITAS FAMÍLIAS PROCURARAM REALIZAR CURSOS OU GOSTARIAM DE ATENDER UM. DURANTE O ENSINO REMOTO, OS PAIS FORAM PENALIZADOS PELA FALTA OU INADEQUAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES ENCAMINHADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR OU DO AEE. CERCA DA METADE DOS PARTICIPANTES NÃO ERAM MATRICULADOS NO AEE; MAIORIA DOS DEMAIS DISSE GOSTAR E NECESSITAR DE AMBAS AS MODALIDADES DE ENSINO. INFELIZMENTE, ATOS DE BULLYING DA PARTE DOS ALUNOS E DOS PROFISSIONAIS ATUANDO NAS ESCOLAS FORAM RELATADOS. PROJETOS DE EXTENSÃO E APOIOS MAIORES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO SÃO NECESSÁRIOS PARA ORIENTAR OS PAIS QUE FREQUENTEMENTE SE SENTEM DESEMPARADOS FRENTE AO TEA.