Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO-APRENDIZADO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CONHECIMENTO, APLICATIVOS EDUCACIONAIS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, FERRAMENTAS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81655
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 8174
    "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO-APRENDIZADO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, PROPORCIONANDO AVANÇOS EM DIVERSAS ÁREAS COMO SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA, TRANSPORTE, MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTROS, E CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. A TECNOLOGIA ESTÁ ASSOCIADA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DE MODO QUE OS TERMOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO COMPLEMENTARES, IMPRESCINDÍVEL PARA O PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL. OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS NO MUNDO DIGITAL E CABE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENCONTRAR MEIOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ASSOCIADAS AO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. O TRABALHO PROPOSTO SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIANTE A INTERAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E PARTICIPATIVOS. NESTE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS  UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL; APRESENTAR OS APLICATIVOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PLANTAS E SISTEMAS DO CORPO HUMANO; E DIVULGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 7° E 8° ANO DURANTE A VII FEIRA DE CIÊNCIAS, DA ESCOLA JEAN PIAGET. ESSES RECURSOS CONDUZ NOVIDADES PEDAGÓGICAS, JÁ QUE UTILIZA FERRAMENTAS PARA O ENSINO-APRENDIZADO TORNANDO-SE MAIS DINÂMICO E INSTIGANTE PARA O DOCENTE. O USO DAS TDICS NA ÁREA EDUCATIVA RETRATA UM DESAFIO PARA OS DOCENTES, EXIGINDO MÉTODOS E PLANEJAMENTOS DIFERENCIADOS PARA O ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, APLICATIVOS EDUCACIONAIS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, FERRAMENTAS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8174_05112021233415.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BEZERRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JULIANA BEZERRA "
    "autor_email" => "julyana_bezerra06@hotmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM(FBJ/FACOL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81655
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 8174
    "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO-APRENDIZADO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, PROPORCIONANDO AVANÇOS EM DIVERSAS ÁREAS COMO SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA, TRANSPORTE, MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTROS, E CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. A TECNOLOGIA ESTÁ ASSOCIADA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DE MODO QUE OS TERMOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO COMPLEMENTARES, IMPRESCINDÍVEL PARA O PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL. OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS NO MUNDO DIGITAL E CABE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENCONTRAR MEIOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ASSOCIADAS AO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. O TRABALHO PROPOSTO SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIANTE A INTERAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E PARTICIPATIVOS. NESTE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS  UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL; APRESENTAR OS APLICATIVOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PLANTAS E SISTEMAS DO CORPO HUMANO; E DIVULGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 7° E 8° ANO DURANTE A VII FEIRA DE CIÊNCIAS, DA ESCOLA JEAN PIAGET. ESSES RECURSOS CONDUZ NOVIDADES PEDAGÓGICAS, JÁ QUE UTILIZA FERRAMENTAS PARA O ENSINO-APRENDIZADO TORNANDO-SE MAIS DINÂMICO E INSTIGANTE PARA O DOCENTE. O USO DAS TDICS NA ÁREA EDUCATIVA RETRATA UM DESAFIO PARA OS DOCENTES, EXIGINDO MÉTODOS E PLANEJAMENTOS DIFERENCIADOS PARA O ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, APLICATIVOS EDUCACIONAIS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, FERRAMENTAS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8174_05112021233415.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BEZERRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JULIANA BEZERRA "
    "autor_email" => "julyana_bezerra06@hotmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM(FBJ/FACOL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, PROPORCIONANDO AVANÇOS EM DIVERSAS ÁREAS COMO SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA, TRANSPORTE, MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTROS, E CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. A TECNOLOGIA ESTÁ ASSOCIADA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DE MODO QUE OS TERMOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO COMPLEMENTARES, IMPRESCINDÍVEL PARA O PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL. OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS NO MUNDO DIGITAL E CABE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENCONTRAR MEIOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ASSOCIADAS AO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. O TRABALHO PROPOSTO SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIANTE A INTERAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E PARTICIPATIVOS. NESTE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL; APRESENTAR OS APLICATIVOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PLANTAS E SISTEMAS DO CORPO HUMANO; E DIVULGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 7° E 8° ANO DURANTE A VII FEIRA DE CIÊNCIAS, DA ESCOLA JEAN PIAGET. ESSES RECURSOS CONDUZ NOVIDADES PEDAGÓGICAS, JÁ QUE UTILIZA FERRAMENTAS PARA O ENSINO-APRENDIZADO TORNANDO-SE MAIS DINÂMICO E INSTIGANTE PARA O DOCENTE. O USO DAS TDICS NA ÁREA EDUCATIVA RETRATA UM DESAFIO PARA OS DOCENTES, EXIGINDO MÉTODOS E PLANEJAMENTOS DIFERENCIADOS PARA O ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.