A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, PROPORCIONANDO AVANÇOS EM DIVERSAS ÁREAS COMO SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA, TRANSPORTE, MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTROS, E CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. A TECNOLOGIA ESTÁ ASSOCIADA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DE MODO QUE OS TERMOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO COMPLEMENTARES, IMPRESCINDÍVEL PARA O PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL. OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS NO MUNDO DIGITAL E CABE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENCONTRAR MEIOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ASSOCIADAS AO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. O TRABALHO PROPOSTO SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIANTE A INTERAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E PARTICIPATIVOS. NESTE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL; APRESENTAR OS APLICATIVOS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PLANTAS E SISTEMAS DO CORPO HUMANO; E DIVULGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 7° E 8° ANO DURANTE A VII FEIRA DE CIÊNCIAS, DA ESCOLA JEAN PIAGET. ESSES RECURSOS CONDUZ NOVIDADES PEDAGÓGICAS, JÁ QUE UTILIZA FERRAMENTAS PARA O ENSINO-APRENDIZADO TORNANDO-SE MAIS DINÂMICO E INSTIGANTE PARA O DOCENTE. O USO DAS TDICS NA ÁREA EDUCATIVA RETRATA UM DESAFIO PARA OS DOCENTES, EXIGINDO MÉTODOS E PLANEJAMENTOS DIFERENCIADOS PARA O ENSINO.