AS METODOLOGIAS ATIVAS DEVEM ESTAR INSERIDAS NO MODELO DE TRABALHO DAS ESCOLAS, POIS DESENVOLVE ATIVAMENTE O ALUNO DENTRO DA SALA DE AULA, TORNANDO-O AUTÔNOMO NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO. DESSA FORMA O TRABALHO BUSCA FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, APONTANDO SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM JUNTAMENTE COM O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO A PARTIR DA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UMA VEZ QUE FAZ USO DE BIBLIOGRAFIAS PARA APROFUNDAR O CONHECIMENTO E BUSCA EXPLICAR UM FENÔMENO SOCIAL. DESSA FORMA MOSTRA QUE COM O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS É PRECISO OPORTUNIZAR
AO ALUNO INOVAÇÕES, AUTONOMIA, PROBLEMATIZAÇÃO, CRITICIDADE E REFLEXÃO TORNA O ALUNO PROTAGONISTA DE SEU CONHECIMENTO, NÃO OS LIMITANDO APENAS A COPIAREM E REPRODUZIREM O QUE É TRANSMITIDO PELO PROFESSOR E QUE ESSE É O MOTIVO DELA SER TÃO CONFLITANTE COM O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, PRINCIPALMENTE DEVIDO A IMPORTÂNCIA E A EFICIÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA BIOLOGIA. PORTANTO É PRECISO QUE O PROFESSOR PLANEJE SUA AULA, QUE ELE ESTUDE A MELHOR FORMA DE
APLICAR DETERMINADO MÉTODO ATIVO PARA QUE NÃO OCORRA UM DESVIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O DISCENTE CONSIGA APRENDER E ABSORVER OS CONHECIMENTOS DE FORMA CONSTRUTIVA.