ESTE ENSAIO É O RESULTADO DA EXPERIÊNCIA E INQUIETAÇÃO DOCENTE DO PESQUISADOR ATRAVÉS DA QUAL ANALISA O LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO DISPONÍVEL NAS ESCOLAS, ÚNICO INCLUSIVE PARA MUITAS DELAS, NA QUAL ESTABELECE UM RECORTE NUM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NUMA PESQUISA DOCUMENTAL PARA PENSAR SOBRE O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/2003 QUE DETERMINA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS. A PARTIR DESSE RECORTE OBSERVA-SE A INVISIBILIZAÇÃO DESSES CONTEÚDOS QUE ALÉM DE NÃO CUMPRIR A NORMA JURÍDICA AINDA CONTRIBUI PARA O NÃO ENFRENTAMENTO AO RACISMO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, PARA ALÉM DE DESCONSIDERAR SABERES OUTROS FORA DOS HEGEMÔNICOS DE ORIGEM COLONIZADORA E CENTRADA NA HISTÓRIA DA EUROPA, O QUE CONTRIBUI PARA UMA MANUTENÇÃO DE UMA COLONIALIDADE À PARTIR DO PENSAMENTO E DO SABER.