A EDUCAÇÃO TEM VIVENCIADO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS ÚLTIMOS ANOS, NO TOCANTE EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19, ONDE ESCOLAS DO MUNDO TODO TIVERAM QUE ADAPTAR A FORMA DE DESENVOLVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DESTE CENÁRIO A APRENDIZAGEM E O ENSINO À DISTÂNCIA ESTÃO PRESENTE NAS DISCUSSÕES DOS MAIS DIVERSOS MEIOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE SUAS ESTRATÉGIAS E DESENHOS INSTRUCIONAIS TÊM SERVIDO DE INSPIRAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ESTE ESTUDO É FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO: FILATRO (2010), FILATRO E PICONEZ (2008), SMITH E RAGAN (1999) E GELLEVIJ (2001), E OBJETIVA COMPREENDER OS PRINCÍPIOS E FASES DO DESIGN INSTRUCIONAL NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, BEM COMO RELACIONAR E VERIFICAR A APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO PARA SABER SE É POSSÍVEL OU NÃO DESENHAR O ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO ‘DESIGN’ INSTRUCIONAL. O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EVIDENCIOU NESTA INVESTIGAÇÃO QUE É POSSÍVEL A RELAÇÃO E APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS DO ‘DESIGN’ INSTRUCIONAL NO ENSINO NÃO PRESENCIAL MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, UMA VEZ QUE ESTES PRINCÍPIOS GARANTEM UMA ABORDAGEM PARA ELABORAR ESTRATÉGIAS QUE OTIMIZAM A RELAÇÃO ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO, E ASSIM COLABORAR COM A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE OUTROS DOCENTES COM DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O FORMATO NÃO PRESENCIAL EM FUNÇÃO DA PANDEMIA.