O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA SOBRE O USO DE JOGOS ONLINE E LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE ENSINO REMOTO. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS VERSAM SOBRE O JOGO COMO ATIVIDADE LÚDICA CONFORME AS IDEIAS DE GRANDO (2000), SMOLE, DINIZ E MILANI (2007) AFIRMAM QUE OS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIAS HABILIDADES E DE PIAGET (1975) QUE DEFENDE UM ENSINO FUNDAMENTADO NA INTERAÇÃO E TROCA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É OFERECER AOS PARTICIPANTES E LEITORES NOVOS CAMINHOS, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS ONLINE E LÚDICOS QUE PROMOVAM A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E SEUS RESPECTIVOS CÁLCULOS. A PESQUISA PERMITIU VERIFICAR QUE OS JOGOS ONLINE E LÚDICOS PROMOVEM MUDANÇAS ANIMADORAS E CONTRIBUEM PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES E DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.