Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROMOÇÃO DE ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA DO GRUPO ESCOLAR BARÃO DE CEARÁ-MIRIM E A GESTAÇÃO DE UM ARQUIVO (1956-1961)

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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS PROMOÇÕES DE ALUNOS REALIZADAS AO FIM DE CADA ANO LETIVO NOS GRUPOS ESCOLARES BRASILEIROS CARACTERIZAVAM-SE COMO UM DOS ASPECTOS MARCANTES DE SUAS DINÂMICAS INSTITUCIONAIS. TAIS PRÁTICAS ERAM MARCADAS, POR SUA VEZ, PELOS ATOS DE APRESENTAR E REGISTRAR O RESULTADO DE TAIS AVALIAÇÕES. ERAM PROCEDIMENTOS DE INTENÇÃO COMPROBATÓRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELA ESCOLA. VISTO ISSO, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TECER DISCUSSÕES EM TORNO DA PROMOÇÃO DE ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA DO GRUPO ESCOLAR BARÃO DE CEARÁ-MIRIM A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO DO ARQUIVO ESCOLAR. PARA TANTO ANALISAMOS OS REGISTROS CONTIDOS NO ÚNICO LIVRO DE ATAS ESPECÍFICO DESSA ETAPA ESCOLAR DA REFERIDA INSTITUIÇÃO ENCONTRADO NO ARQUIVO ESCOLAR ORIGINADO DO GRUPO ESCOLAR BARÃO DE CEARÁ-MIRIM. MAIS ESPECIFICAMENTE NOS DETEMOS À PRIMEIRA PARTE DO LIVRO DE ATAS DO JARDIM DE INFÂNCIA, QUE DATA ENTRE OS ANOS DE 1956 E 1961 E ONDE TAMBÉM ENCONTRAMOS REGISTROS DE PROMOÇÕES DE ALUNOS. NOS FUNDAMENTAMOS NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA CULTURAL A PARTIR DE PESAVENTO (2007) INSPIRADOS A IDENTIFICAR OS SENTIDOS PARTILHADOS PELOS SUJEITOS E REPRESENTADOS NESSES ESCRITOS. METODOLOGICAMENTE NOS PAUTAMOS NOS PRESSUPOSTOS DE LE GOFF (1990) NO QUE SE REFERE À ANÁLISE DO DOCUMENTO CONSIDERANDO O SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO. POR FIM APRESENTAMOS DIFERENTES ASPECTOS RELATIVOS À TAL PRÁTICA ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICA DO JARDIM DE INFÂNCIA DA INSTITUIÇÃO EM TELA E COMO ESSES EVIDENCIAM MARCAS E VONTADES DE MEMÓRIA DA INSTITUIÇÃO.

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