Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

É HORA DE BRINCAR: JOGOS GRAMATICAIS COMO UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR O ENSINO DE GRAMÁTICA

Palavra-chaves: GRAMÁTICA, PROFESSOR, ALUNO, ENSINO, Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81289
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 5652
    "titulo" => "É HORA DE BRINCAR: JOGOS GRAMATICAIS COMO UMA  ESTRATÉGIA PARA FACILITAR O ENSINO DE GRAMÁTICA"
    "resumo" => "O ENSINO DE GRAMÁTICA, MUITAS VEZES, APRESENTA-SE POR MEIO DE UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, MECÂNICA E POUCO ATRATIVA AOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SURGE COMO UMA PROPOSTA DE, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRÁTICAS MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS, FAZER UMA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA DE FORMA MENOS CONVENCIONAL, MAS QUE AGREGUE SABER AOS ALUNOS. NOSSO PROPÓSITO CENTRAL É DIALOGAR SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA E CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO E/OU REFORMULAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AUXILIEM NA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO.  ACREDITAMOS NA ESSENCIALIDADE DOS SABERES GRAMATICAIS, ASSIM COMO DEFENDEMOS SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO.  ASSIM, ESTE ARTIGO DISCORRERÁ ACERCA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA GRAMÁTICA, PROPONDO UMA AVALIAÇÃO DE COMO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E LINGUÍSTICO DOS ALUNOS. PROPÕE-SE, AINDA, EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE MEDIAÇÃO, JÁ QUE AJUDARÁ A CONSTRUIR A PONTE ENTRE ALUNO E GRAMÁTICA, TORNANDO ESSE CAPAZ DE ENTENDER QUE OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA NÃO PODEM NEM DEVEM ENCERRAR-SE NELA, POIS COMO FALANTES, PRECISAMOS TER DOMÍNIO DAS NORMAS QUE REGEM NOSSA LÍNGUA MATERNA PARA QUE SAIBAMOS ADEQUAR-NOS A QUAISQUER SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, PROFESSOR, ALUNO, ENSINO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID5652_30092021235356.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERDENIA ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERDENIA"
    "autor_email" => "erdenialves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81289
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 5652
    "titulo" => "É HORA DE BRINCAR: JOGOS GRAMATICAIS COMO UMA  ESTRATÉGIA PARA FACILITAR O ENSINO DE GRAMÁTICA"
    "resumo" => "O ENSINO DE GRAMÁTICA, MUITAS VEZES, APRESENTA-SE POR MEIO DE UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, MECÂNICA E POUCO ATRATIVA AOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SURGE COMO UMA PROPOSTA DE, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRÁTICAS MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS, FAZER UMA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA DE FORMA MENOS CONVENCIONAL, MAS QUE AGREGUE SABER AOS ALUNOS. NOSSO PROPÓSITO CENTRAL É DIALOGAR SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA E CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO E/OU REFORMULAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AUXILIEM NA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO.  ACREDITAMOS NA ESSENCIALIDADE DOS SABERES GRAMATICAIS, ASSIM COMO DEFENDEMOS SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO.  ASSIM, ESTE ARTIGO DISCORRERÁ ACERCA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA GRAMÁTICA, PROPONDO UMA AVALIAÇÃO DE COMO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E LINGUÍSTICO DOS ALUNOS. PROPÕE-SE, AINDA, EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE MEDIAÇÃO, JÁ QUE AJUDARÁ A CONSTRUIR A PONTE ENTRE ALUNO E GRAMÁTICA, TORNANDO ESSE CAPAZ DE ENTENDER QUE OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA NÃO PODEM NEM DEVEM ENCERRAR-SE NELA, POIS COMO FALANTES, PRECISAMOS TER DOMÍNIO DAS NORMAS QUE REGEM NOSSA LÍNGUA MATERNA PARA QUE SAIBAMOS ADEQUAR-NOS A QUAISQUER SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, PROFESSOR, ALUNO, ENSINO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID5652_30092021235356.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERDENIA ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERDENIA"
    "autor_email" => "erdenialves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE GRAMÁTICA, MUITAS VEZES, APRESENTA-SE POR MEIO DE UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, MECÂNICA E POUCO ATRATIVA AOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SURGE COMO UMA PROPOSTA DE, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRÁTICAS MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS, FAZER UMA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA DE FORMA MENOS CONVENCIONAL, MAS QUE AGREGUE SABER AOS ALUNOS. NOSSO PROPÓSITO CENTRAL É DIALOGAR SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA E CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO E/OU REFORMULAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AUXILIEM NA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO. ACREDITAMOS NA ESSENCIALIDADE DOS SABERES GRAMATICAIS, ASSIM COMO DEFENDEMOS SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. ASSIM, ESTE ARTIGO DISCORRERÁ ACERCA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA GRAMÁTICA, PROPONDO UMA AVALIAÇÃO DE COMO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E LINGUÍSTICO DOS ALUNOS. PROPÕE-SE, AINDA, EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE MEDIAÇÃO, JÁ QUE AJUDARÁ A CONSTRUIR A PONTE ENTRE ALUNO E GRAMÁTICA, TORNANDO ESSE CAPAZ DE ENTENDER QUE OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA NÃO PODEM NEM DEVEM ENCERRAR-SE NELA, POIS COMO FALANTES, PRECISAMOS TER DOMÍNIO DAS NORMAS QUE REGEM NOSSA LÍNGUA MATERNA PARA QUE SAIBAMOS ADEQUAR-NOS A QUAISQUER SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.