DIANTE DE VÁRIAS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS, O PROBLEMA A SER ANALISADO É O CENÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFESSORAS, NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BENEVIDES-PA, E ATÉ QUE PONTO, ESTA FORMAÇÃO TEM RELAÇÃO DIRETA COM OS RESULTADOS DO IDEB? O QUE SE ENTENDE POR FORMAÇÃO CONTINUADA? AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS TÊM ATENDIDO AS NECESSIDADES E ANSEIOS DE SEUS PROFESSORES E PROFESSORAS? QUE PERSPECTIVAS DE ANÁLISE, DEMANDA E OBJETIVOS LEVAM OS SISTEMAS PÚBLICOS A INVESTIREM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS PROFESSORES? A EDUCAÇÃO DETÉM TAIS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE?
PRESSUPÕE-SE QUE FORMAÇÃO CONTINUADA TEM IMPACTO NO RESULTADO DO IDEB COMO UM INDICADOR QUE QUANTIFICA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO COM BASE NO DESEMPENHO EVIDENCIADO NA PROVA BRASIL. ASSIM, A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BENEVIDES VEM DEMONSTRAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARA ALÉM DO ÍNDICE, MAS COM FOCO NA APRENDIZAGEM E GARANTIA DE DIREITO, E FORMAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES.