O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO QUE ATUA NO ESPAÇO DA CLÍNICA E PARTE DA SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: COMO ACONTECE A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO QUE ATUA NO ESPAÇO CLÍNICO? POR SER UM CAMPO DE CONHECIMENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, A PSICOPEDAGOGIA ESTUDA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIRECIONANDO SUAS ANÁLISES PARA OS ASPECTOS QUE INTERFEREM NO APRENDER, AS DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. POR LIDAR DIRETAMENTE COM QUESTÕES REFERENTE À APRENDIZAGEM, O PSICOPEDAGOGO PODE ATUAR EM VÁRIOS ESPAÇOS DESDE HOSPITAIS, ESCOLAS E INCLUSIVE EM CLÍNICAS. CONTUDO CADA UM DESSES ESPAÇOS POSSUI SUAS ESPECIFICIDADES E O PSICOPEDAGOGO DEVE ESTAR PREPARADO PARA ATUAR EM CADA UM DELES DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA PESSOA CONSIDERANDO A QUEIXA INICIAL. ENQUANTO QUE NA ESCOLA O PSICOPEDAGOGO TRABALHA COM TODO O CORPO DA INSTITUIÇÃO REALIZANDO UMA PRÁTICA INTERVENTIVA; NO CONTEXTO HOSPITALAR ESSE PROFISSIONAL ATUA LADO A LADO COM O PROFESSOR DAS CLASSES HOSPITALARES; JÁ NA CLÍNICA, ELE EXERCE UMA ATUAÇÃO MAIS INDIVIDUALIZADA, ATENDENDO NO ESPAÇO CLÍNICO AS NECESSIDADES DESSA PESSOA. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA COM ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO. COMPREENDEMOS QUE A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO ESTÁ DIRECIONADA A DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES DA PESSOA, REALIZANDO A ANAMNESE E DANDO ÊNFASE AOS REAIS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO NA SUA AÇÃO PREVENTIVA E TERAPÊUTICA.