AS DISCUSSÕES QUE ENVOLVIAM OS CONCEITOS SOBRE PROFISSÃO E AS CONCEPÇÕES SOBRE PROFISSÃO DOCENTE, PROFISSIONALIDADE DOCENTE E IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS, MOTIVARAM O PROCESSO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. O TEXTO QUE SEGUE TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR, POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA NA BASE DE DADOS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES (ABDT), UTILIZANDO COMO MARCO TEMPORAL O PERÍODO DE 2012 A 2017, PESQUISAS QUE EVIDENCIAVAM ESSAS DISCUSSÕES DENTRO DO UNIVERSO POR NÓS ESTABELECIDO. NOSSO OLHAR VOLTOU-SE PARA A OBSERVAÇÃO DAS LACUNAS EXISTENTES NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS SOBRE AS QUESTÕES ENVOLVENDO A IDENTIDADE DOCENTE, QUE FOI O OBJETO DE PESQUISA DE DOUTORADO, DESENVOLVIDO NA PUCCAMPINAS. OBJETO QUE ESTÁ INSERIDO NO CONTEXTO DA CATEGORIA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REALIZAR ESSA PESQUISA, ALÉM DAS LACUNAS IDENTIFICADAS, NOS POSSIBILITOU UMA ORGANIZAÇÃO QUANTITATIVA EM TERMOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS CONTEXTOS ONDE FORAM REALIZADAS AS PESQUISAS. POR MEIO DA LEITURA LEITURAS FEITAS NESSAS PRODUÇÕES NOS TROUXE O INDICATIVO DE QUE O PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA ESTÁ RELACIONADO À COMPREENSÃO DA FUNÇÃO DOCENTE. SINALIZANDO QUE QUANDO SE ESPECIFICA A NECESSIDADE DE ENTENDIMENTO DA FUNÇÃO, ENFATIZA-SE QUE ELE NÃO DEVE ESTAR RELACIONADO APENAS A QUESTÕES OBJETIVAS DO TRABALHO, OU SEJA, NO SENTIDO DE DETERMINAR O QUE O PROFESSOR DEVE FAZER, QUAIS TAREFAS LHE COMPETE OU QUAL SUA POSTURA, MAS REVELANDO AINDA, QUE ESSA NECESSIDADE ESTÁ SUBORDINADA ÀS QUESTÕES DE INFRAESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL.