ESTA PESQUISA É FRUTO DE UM TRABALHO REALIZADO EM AULAS REMOTAS NO PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADO PELA COVID-19 E TEM COMO OBJETIVO RELATAR A TRAJETÓRIA DE ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM TURMAS DE 1º AO 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM ARARUNA/PB, VISANDO AUXILIAR OS ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS PARA ALFABETIZAÇÃO, TENDO COMO BASE A FLUÊNCIA LEITORA E CONSEQUENTEMENTE A ESCRITA AUTÔNOMA E A DIMINUIÇÃO DO IMPACTO CAUSADO PELO DISTANCIAMENTO DA SALA DE AULA, ALÉM DE MANTER DE “CERTA FORMA” OS VÍNCULOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS DOS ESTUDANTES E DA COMUNIDADE ESCOLAR. PARA RESPALDAR ESTA DIDÁTICA, NOS EMBASAMOS EM ALGUNS APORTES DE DOCUMENTOS OFICIAIS COMO A BNCC QUE É O DOCUMENTO QUE DEFINE AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, AS QUAIS OS ALUNOS DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PARA ENTÃO OBTERMOS UM ALINHAMENTO TEÓRICO E CORROBORAR COM AS PREMISSAS AQUI ELEGIDAS, ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS DA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. É UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, POIS PRETENDE CONTRIBUIR COM A AMPLIAÇÃO DAS CAPACIDADES DE ORALIDADE E FLUÊNCIA LEITORA NA PRÁTICA NO DECORRER DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO REMOTA.