ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA EM FORMA DE INTERVENÇÃO COM EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB, E TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO LÚDICO NA PERSPECTIVA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, DESSA FORMA, PROPICIAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE APRENDIZAGENS A PARTIR DO PROCESSO PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO. PARA ISSO, REALIZOU-SE A CONSTRUÇÃO DE TODAS AS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA HORTA COM A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO E A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. OS RESULTADOS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO ARTICULADO AO TEÓRICO TRABALHADO EM SALA DE AULA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS, FORMAÇÃO CIDADÃ E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, O QUE FAZ DO ATO EDUCATIVO UM INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO, ENVOLVENDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA.