Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"ARAR SE FAZ NECESSÁRIO" - A HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: HORTA ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA PARTICIPATIVA, , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA EM FORMA DE INTERVENÇÃO COM EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB, E TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO LÚDICO NA PERSPECTIVA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, DESSA FORMA, PROPICIAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE APRENDIZAGENS A PARTIR DO PROCESSO PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO. PARA ISSO, REALIZOU-SE A CONSTRUÇÃO DE TODAS AS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA HORTA COM A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO E A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. OS RESULTADOS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO ARTICULADO AO TEÓRICO TRABALHADO EM SALA DE AULA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS, FORMAÇÃO CIDADÃ E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, O QUE FAZ DO ATO EDUCATIVO UM INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E AÇÃO, ENVOLVENDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA.

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