O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ESCOLAR DE CRIANÇAS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DOIS MUNICÍPIOS PIAUIENSES, A SABER, UNIÃO E TERESINA. CONSIDERANDO A PAUTA QUASE CONSENSUAL, QUE ENFATIZA QUE NOS TEMPOS ATUAIS, O USO DAS TECNOLOGIAS, SOBRETUDO AS DIGITAIS, AGREGAM VALOR AO PROCESSO EDUCACIONAL, FOI INVESTIGADO JUNTO A DOIS PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS CITADOS QUAL A SITUAÇÃO REAL DA FORMAÇÃO, ESTRUTURA DE TRABALHO E PRÁTICAS REALIZADAS NA E PARA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SOB A REGÊNCIA DESSES PROFISSIONAIS. A PESQUISA SEGUE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CAMPO, QUE ALINHA OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO PRÁTICO ONDE OS FENÔMENOS OCORREM. A COLETA DOS DADOS FEZ- SE POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ONLINE. A ANÁLISE DOS ACHADOS PERMITE DESTACAR QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO AINDA É BASTANTE LIMITADO, EMBORA SEJA RECONHECIDAMENTE VISTO COMO RELEVANTE.