A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO VEM PASSANDO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES. PARTICIPANDO DESTE MOMENTO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA TIVERAM E POSSUI OS SEUS PAPÉIS DE DESTAQUE COLABORANDO NESTA PERSPECTIVA COM UMA ASSERÇÃO DE AUXÍLIO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UNIDADES ESCOLARES NO QUAL ESSES ALUNOS POSSAM REPRODUZIR E DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES. O ESTUDO DO TEMA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ÂMBITO ESCOLAR, TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR E ANALISAR OS DESAFIOS DE OFERTAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL DENTRO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE VEM SENDO PROPORCIONADA NAS REDES PÚBLICAS. DIVERSOS AUTORES FERREIRA (2018), MANTOAN, MENDONÇA (2015), ROGALSKI (2010), SANTOS (2015), SASSAKI (1997), WERNECK (1997), FORAM CONSULTADOS LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO A LEGISLAÇÃO VIGENTE NO PAÍS. DESSA MANEIRA, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É DEMONSTRAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELA REDE PÚBLICA DE ENSINO PARA UMA REAL EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE MANEIRA EFICIENTE DENTRO DA SALA DE AULA.