O PRESENTE RELATÓRIO APRESENTA OS RESULTADOS FINAIS DA PESQUISA INTITULADA “A GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS NO BRASIL: O SENTIDO DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO” POSSUI POR OBJETIVO A INVESTIGAÇÃO DA POLÍTICA DE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E O CONCEITO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUBJACENTE A PROPOSTA, PARTICULARMENTE, SEU SENTIDO E CONTRIBUIÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE ABORDAGEM DIALÉTICA, A PARTIR DO SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: “QUE INDICADORES DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A PROPOSTA DE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONSIDERA?”. DELIMITOU-SE, INICIALMENTE, A PESQUISA COMO BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E DE CAMPO, NO ENTANTO, ACOMETIDOS PELA PANDEMIA DO COVID-19 COMPREENDEMOS A INEVITABILIDADE DE ABANDONAR-SE A PESQUISA DE CAMPO E PERMANECER COM OS DEMAIS TIPOS. PARA MELHOR CONHECERMOS O CAMINHO QUE COMPREENDE A PROPOSTA DE MILITARIZAÇÃO PRIVILEGIAMOS A CONTRADIÇÃO E A TOTALIDADE COMO CATEGORIAS DE ANÁLISE DIALÉTICA, BEM COMO, COMO CATEGORIA TEMÁTICA, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS DIMENSÕES AINDA, POR SEREM DEFINIDAS – PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA, COLEGIALIDADE, ELEIÇÃO ETC. COMO RESULTADOS E CONCLUSÕES, IDENTIFICAMOS QUE A PROPOSTA DE MILITARIZAÇÃO DIVERGE DOS DISPOSITIVOS LEGAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E CARREGA CONTRADIÇÕES EM SUAS MOTIVAÇÕES DE EFETIVAÇÃO.