O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA RELATAR AS VIVÊNCIAS NA ATIVIDADE DE MONITORIA NO CURSO DE LETRAS (PORTUGUÊS)
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) – CAMPUS I, CAMPINA GRANDE DURANTE UM SEMESTRE DO ANO
LETIVO DE 2021. NESSA DIREÇÃO, IDENTIFICAMOS A PERTINÊNCIA PEDAGÓGICA EM SE POSSIBILITAR TAIS DISCUSSÕES,
TANTO PARA INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS DISCENTES NA MONITORIA NO CAMPUS EM QUE ESTUDAM, QUANTO
PARA NORTEAR PROFESSORES/ORIENTADORES SOBRE DEMANDAS POSSÍVEIS PARA SEUS ALUNOS-MONITORES. PARA TANTO,
ADOTA-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO (OLIVEIRA, 2016). PARA TAL, COMUNGAMOS
TEORICAMENTE COM POSTULAÇÕES NO CAMPO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO, TRABALHO E DOCÊNCIA, A PARTIR DAS
VOZES DE PIMENTA (2005), TARDIF (2002), ENTRE OUTROS. NESSE INTENTO, IDENTIFICAMOS CONTRIBUIÇÕES
POSITIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS AUTORES DESTE TRABALHO, UMA VEZ QUE OS MONITORES SOMARAM NOVOS SABERES
E O PROFESSOR/ORIENTADOR PARTILHOU CONHECIMENTOS, OPORTUNIZANDO EM CRESCIMENTO MÚTUO JUNTO AOS
MONITORANDOS E DISCENTES DA DISCIPLINA.