ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DA MINHA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADA: MODOS DE AVALIA??O DA PRODU??O TEXTUAL EM TURMAS DO 3? ANO DO CICLO DE ALFABETIZA??O. NESTE ARTIGO, TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR COMO UMA PROFESSORA CONDUZ O PROCESSO DE ENSINO DA PRODU??O DE TEXTO E AVALIA??O EM UMA TURMA DO 3? ANO DO CICLO DE ALFABETIZA??O. COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: (I) IDENTIFICAR A PARTIR DE UMA DIAGNOSE DE ESCRITA DE PALAVRAS E DE TEXTO QUAIS OS N?VEIS DAS CRIAN?AS E SE ESTES N?VEIS ERAM LEVADOS EM CONSIDERA??O NAS ATIVIDADES DE PRODU??O DE TEXTOS EM SALA DE AULA; (II) ANALISAR AS FORMAS DE MEDIA??O AVALIATIVA QUE A DOCENTE REALIZAVA DURANTE A ATIVIDADE DE PRODU??O DE TEXTO. FIZEMOS A ESCOLHA PELO ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO, POIS NOSSA PREOCUPA??O FOI RETRATAR A COMPLEXIDADE DAS SITUA??ES INVESTIGADAS E INTERA??ES ENTRE OS SUJEITOS NA SALA DE AULA. COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO NOS UTILIZAMOS DE: QUESTION?RIO, OBSERVA??ES, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E AN?LISE DE DOCUMENTOS. PARA A AN?LISE DOS DADOS, NOS UTILIZAMOS DAS T?CNICAS METODOL?GICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO (BARDIN, 2009). COMO RESULTADOS ENCONTRADOS, PUDEMOS OBSERVAR QUE A PROFESSORA APRESENTAVA FORMAS DE INTERVEN??O PAUTADAS EM UMA AVALIA??O FORMATIVA (PERRENOUD, 1999), EM QUE DAVA PRIORIDADE PARA UMA AVALIA??O DE FORMA DIALOGADA E INDIVIDUAL COM SEUS ALUNOS.