O PRECONCEITO DE CUNHO ÉTNICO-RACIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA É UMA PROBLEMÁTICA RELEVANTE EM DIVERSOS SETORES POLÍTICOS, SOCIAIS E ACADÊMICOS, NÃO OBSTANTE O FOCO É, EM SUA MAIORIA, NAS RELAÇÕES ESCRAVOCRATAS E À CERCA DAS INJUSTIÇAS COMETIDAS A POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA; SENDO QUE, AINDA EXISTEM OUTROS GRUPOS ÉTNICO-RACIAIS QUE TAMBÉM SOFREM COM O RACISMO, APESAR DA EXISTÊNCIA DE UMA SUPOSTA NORMATIZAÇÃO DE TAIS INJÚRIAS SOCIAIS. OS AVANÇOS OCORRIDOS NA EDUCAÇÃO DO BRASIL NA PAUTA SOCIAL SÃO INEGÁVEIS, NO ENTENDO A FALTA DE RECONHECIMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS E DE BRASILEIROS DE ORIGENS ASIÁTICA DESDE O INÍCIO DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS ACARRETAM EM DIVERSAS COMPLICAÇÕES NA RECEPÇÃO, NO CONVÍVIO E NO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS DE ORIGEM ASIÁTICA COMO BRASILEIRA. ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO RATIFICAR COMO A EDUCAÇÃO PODE SER UMA FERRAMENTA PARA DESCONTRUIR O RACISMO CONTRA OS NIPO-BRASILEIROS VISANDO A SUA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA O CENÁRIO NACIONAL.