O PRESENTE TRABALHO CORRESPONDE A UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (LEI N°13.415/2017) COM BASE NO PENSAMENTO MARXIANO. ESTE TRABALHO ATRAVÉS DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA LEI, BEM COMO DA ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROCESSOS QUE PERMEARAM A DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DO TEXTO DA LEI, PRETENDE APONTAR A FRAGMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA AO FLEXIBILIZAR O CURRÍCULO E APONTAR O EMPREENDEDORISMO E O INDIVIDUALISMO COMO SOLUÇÃO PARA AS QUESTÕES DE EMPREGABILIDADE. DURANTE A ANÁLISE DESTA LEI CONSTATAMOS QUE A IDEOLOGIA PREDOMINANTE É A FRAGMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA, AO DAR ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, JOGANDO PARA UM SEGUNDO PLANO AS DISCIPLINAS QUE PODEM FORMAR UM POSICIONAMENTO CRÍTICO NOS JOVENS. PORTANTO, PODEMOS AFIRMAR QUE ESTA PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. A ANÁLISE DA LEI CORRESPONDEU AO TEXTO DA LDB (9394/96); A LEI N° 13415/2017; E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA DE 1988. PARA A ANÁLISE MARXIANA BUSCAMOS OS ESCRITOS DE PERONI (2003); MÉSZÁROS (2008); NETTO E BRAZ (2012); MAIA FILHO, MENDES SEGUNDO E RABELO (2016); MOTTA E FRIGOTTO(2016) ENTRE OUTROS AUTORES.