O OBJETIVO CENTRAL DESSA PESQUISA É IDENTIFICAR O CAPITAL CULTURAL DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NO 3º ANO DO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA RURAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMPARANDO COM DADOS COLETADOS EM UMA ESCOLA DE REGIÃO URBANA, AMBAS INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE INDAIATUBA (SP). PARA TANTO PROCUROU-SE TRABALHAR COM O REFERENCIAL TEÓRICO DE PIERRE BOURDIEU (2002) SOBRE CAPITAL CULTURAL. PARA O AUTOR CAPITAL CULTURAL SÃO OS INVESTIMENTOS EDUCATIVOS QUE A FAMÍLIA TRANSMITE PARA A CRIANÇA, SENDO UMA HERANÇA CULTURAL HERDADA DIRETAMENTE DO MEIO FAMILIAR E ENTENDIDA COMO SABERES, CONHECIMENTOS, POSTURAS, DISPOSIÇÕES, INFORMAÇÕES E CÓDIGOS LINGUÍSTICOS QUE DIFEREM, SEGUNDO SUA ORIGEM SOCIAL, DOS GRUPOS DE AGENTES. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UTILIZOU-SE TAMBÉM UM LEVANTAMENTO DAS NOTAS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DAS DUAS ESCOLAS, E A PARTIR DE LEVANTAMENTOS ESTATÍSTICOS ELABOROU-SE UM RETRATO DOS DISCENTES, RELACIONANDO-OS COM O CAPITAL CULTURAL COM O OBJETIVO DE DIAGNOSTICAR SE AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM EM ESCOLAS RURAIS COMPARADAS COM AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM EM ESCOLAS URBANAS, ESTÃO SUSCETÍVEIS A SOCIEDADE CAPITALISTA QUE CLASSIFICA AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS. CONSIDERANDO OS RESULTADOS OBTIDOS, PODE-SE CONCLUIR QUE AS NOTAS MÉDIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA URBANA SÃO MAIORES DO QUE AS NOTAS MÉDIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA RURAL DE MANEIRA GERAL E EM CADA UMA DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS EVIDENCIANDO DESIGUALDADES NO SISTEMA EDUCACIONAL ENTRE A ESCOLA RURAL E ESCOLA URBANA.