ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA, COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS CONTINUARAM ACONTECENDO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO ESTAS FORAM INSERIDAS NO ENSINO REMOTO? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS TOMAMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB). TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA DE CARÁTER QUALITATIVO, BASEADO NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PESQUISADORA. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÁ TENDO COMO GRANDE DESAFIO CONTINUAR TRABALHANDO COM AS ATIVIDADES LÚDICAS PELAS TELAS DOS COMPUTADORES, TABLETS E SMARTPHONES COM CRIANÇAS TÃO PEQUENAS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO REMOTO EM MEIO A UMA SITUAÇÃO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL E QUE NESSE PROCESSO PROFESSORES E FAMILIARES TORNARAM-SE PARCEIROS PARA EFETIVAÇÃO DAS INTEIRAÇÕES BRINCANTES. ENTRETANTO A PARTICIPAÇÃO, AINDA SE CONSTITUI UM GRANDE DESAFIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.